KIT-AR capta 2 milhões de euros em ronda de financiamento

A start-up vai utilizar o investimento para desenvolver a sua plataforma, expandir a equipa e preparar-se para a nova fase de crescimento.

A portuguesa KIT-AR anunciou a conclusão de uma ronda de financiamento de 2 milhões de euros, coliderada pela Armilar Venture Partners e pela Caixa Capital Risc. Participaram também o fundo RKKVC e Techtree  (gerido pela Iberis Semper), a Sintef Venture V e a Best Horizon.

De acordo com o comunicado da KIT-AR o investimento agora captado servirá para a star-up avançar com a sua “visão para se tornar a plataforma de referência para os trabalhadores aumentados na indústria transformadora”.

“A nossa equipa está pronta e ansiosa para esta próxima etapa”, afirmou Manuel Oliveira, CEO da KIT-A. Reforçou ainda que “o KIT-AR está na vanguarda da atual revolução industrial e devido à nossa forte pesquisa de ADN e mentalidade verdadeiramente inovadora, continuaremos a ser um precursor. Vamos ultrapassar os limites da tecnologia com uma visão centrada no ser humano e aumentar o trabalho em realidade aumentada em todo o lado. A partir de hoje, procuramos ativamente conectar-nos com todas as empresas que partilhem connosco esta visão de excelência”.

Incorporada no Reino Unido, e com uma subsidiária em Portugal, a KIT-AR tem fortes raízes na investigação aplicada e na inovação, tendo saído da UCL (University College London) e do SINTEF, instituto de investigação da Noruega.

Ouvimos falar dos perigos da automação e da ascensão dos robôs, mas a realidade é menos drástica. Os trabalhadores com realidade aumentada já estão a desenvolver sinergias entre o homem e a máquina para aproveitar novos pontos fortes e superar as suas deficiências”, salientou Manuel Oliveira. “Somos levados a valorizar os trabalhadores de forma a que possam fazer o seu trabalho sempre bem, a toda a hora”, conclui.

Hoje em dia, a solução pendente de patentes da KIT-AR aproveita tecnologias emergentes, entre as quais realidade aumentada (AR) e inteligência artificial (IA) para reduzir consistentemente os erros na produção complexa, logística e controlo de qualidade, para clientes da indústria automóvel, aeroespacial e indústria transformadora de eletrónica.

Desde a sua criação, a KIT-AR  foi selecionada para o Programa Europeu de Acelerador de Startups da  Sony, ganhou o Programa de Aceleração 5G, promovido pela Amazon

Serviços Web e pela NOS.  Ao adotar a tecnologia 5G, o KIT-AR já está a aumentar a eficácia e eficiência da sua plataforma de trabalho aumentada.

Comentários

Artigos Relacionados