Crowdfunding do mês: Cabo-verdiano quer comprar barco-ambulância para a ilha Brava

Conseguir a verba necessária para comprar um barco-ambulância para a ilha Brava, em Cabo Verde, é a ambição de Eliseu Teixeira. O cabo-verdiano promoveu uma campanha de financiamento na Gofundme e numa plataforma local.

Poder salvar vidas e melhorar o sistema de evacuação dos moradores e visitantes com problemas de saúde da ilha Brava, Cabo Verde, foi o que mobilizou Eliseu Teixeira a criar uma campanha de crowdfunding na plataforma Gofundme e na plataforma local Djudamli.

O objetivo do cabo-verdiano é angariar fundos para poder comprar um barco-ambulância que será entregue à Proteção Civil da ilha Brava. Nesta campanha está em causa uma verba de 150 mil euros para poder concretizar o projeto.

Refira-se que a ilha Brava faz parte do arquipélago de Cabo Verde, um conjunto de 10 ilhas situado na costa ocidental da África (a 450 milhas do Senegal). A assistência médica na ilha é muita deficitária, com a agravante de não existir nem aeroporto nem sistema de transporte permanente, o que torna muito difícil a evacuação de doentes para a ilha mais próxima.

Exemplos de casos de evacuação que terminaram mal não faltam, como o que aconteceu recentemente com um adolescente de 13 anos de férias naquela localidade e que precisou de ser evacuado para outra ilha.

A evacuação foi feita numa pequena embarcação de pesca, depois de várias horas de espera. O jovem sofreu duas paragens cardio-respiratórias acabando por chegar ao hospital com morte cerebral.

Esta foi uma das muitas situações que motivaram Eliseu Teixeira a apelar à solidariedade das pessoas e a fazer uma campanha de crowdfunding que permita comprar um barco ambulância para, assim, melhorar o deficiente sistema de evacuação dos moradores da ilha e ajudar a salvar vidas.

Comentários

Artigos Relacionados