Junitec promove 4.ª edição do Unicorn Day na Lispolis

Com o objetivo apresentar start-ups promissoras a potenciais investidores, a 4.ª edição do Unicorn Day acontece no dia 16 de junho na Lispolis, em Lisboa.
Dinamizada pela Junitec – Júnior Empresa do Instituto Superior Técnico, a 4.ª edição do Unicorn Day realiza-se já no dia 16 de junho, a partir das 14h, na Lispolis, em Lisboa, para apresentar publicamente a profissionais do ecossistema empreendedor projetos criados no seio universitário. A entrada no Unicorn Day é gratuita e aberta ao público, mediante inscrição prévia.
O evento, que assume o formato de Demo Day, terá duas sessões de apresentações e demonstrações de produto em que diversas start-ups, de setores e fases de desenvolvimento distintos, terão de “vender” a sua proposta aos investidores e empresas presentes. O Unicorn Day resulta do culminar do programa interno do Departamento de Inovação da Junitec e do Apollo, duas iniciativas que capacitam os seus membros e estudantes universitários em geral, respetivamente, para o empreendedorismo e inovação e que marca o início do percurso das start-ups desenvolvidas neste âmbito fora da júnior empresa.
Assim, do programa de inovação interno da Junitec, sobem ao palco três start-ups: a Lumera, uma plataforma que aproxima PMEs de micro-influenciadores digitais; a WeCond, uma solução digital para gestão de condomínios; e a Huddle, que visa facilitar a gestão de convocatórias e logística.
Já das start-ups que participaram no Programa Apollo incluem-se a Lampsy (candeeiro inteligente que deteta crises de epilepsia em tempo real), Workflow (plataforma que liga talentos a oportunidades profissionais), MindBuddy (ferramenta que oferece serviços de saúde mental mais acessíveis e personalizados), ou GreenDash (plataforma digital para simplificar a criação de relatórios de sustentabilidade).
Serão ainda apresentadas oficialmente outras start-ups, incluindo spin-offs do Instituto Superior Técnico (IST) e de outras universidades. São os casos da OctaPlant, uma plataforma aquática que integra uma turbina eólica para produção de energia renovável através das ondas do mar, e da SurfACT, que se dedica à produção de tensioativos biológicos a partir de matérias-primas renováveis e resíduos da indústria, que podem ser aplicados em diversos produtos sustentáveis como, por exemplo, cosméticos e de higiene pessoal.
A organização do Unicorn Day, conta com a colaboração da Lispolis, da Axians e da Comunidade 351 e também da Microsoft, do CLEC – Centro de Empreendedorismo da Universidade Católica e da Unicorn Factory que apoiaram os projetos tecnológicos durante o seu desenvolvimento.