Cuatrecasas abre concurso para start-ups legaltech

A sociedade de advogados Cuatrecasas, através da sua aceleradora, abriu inscrições para a 5.ª edição do seu concurso para start-ups legaltech. As candidaturas decorrem até dia 7 de julho.
A Cuatrecasas Acelera, a aceleradora de start-ups da sociedade de advogados Cuatrecasas, acaba de iniciar o processo de inscrições para start-ups da área de legaltech interessadas em concorrer ao seu programa de aceleração, grande parte dele agora em formato digital.
A presente edição – cujas inscrições decorrem até dia 7 de julho – vai centrar-se nas tecnologias blockchain e na inteligência artificial. Serão valorizados os projetos que, por um lado, apresentem soluções inovadoras para a advocacia de negócios, de base tecnológica e de elevada complexidade jurídica que envolvam áreas como as Fintech, Insurtech ou Regtech, ou que, por outro, ofereçam soluções para a digitalização do negócio e projetos centrados em soluções de tecnologias blockchain e SmartContracts.
As start-ups candidatas devem ter um produto mínimo viável (MVP), uma equipa sólida e ter menos de cinco anos. Uma rede de mentores e especialistas de várias áreas de negócio, externos à Cuatrecasas, irá acompanhar as start-ups durante todo o programa.
Serão selecionadas seis start- ups que receberão uma carteira digital com 80 tokens que poderão trocar por assessoria jurídica com base na tecnologia blockchain. O programa conta com a colaboração da Netmentora, Microbank e Alastria.
Paralelamente, o programa Fast Track também vai selecionar duas start-ups legaltech ou tecnológicas mais maduras, desenvolvendo com estas um “caso de uso” orientado para alguns dos desafios estabelecidos pela Cuatrecasas: maximização do conhecimento coletivo, melhoria da produtividade e da eficiência através da automatização e blockchain e criação de contratos inteligentes aplicáveis aos negócios. Este projeto-piloto tem como finalidade permitir às empresas conhecer e validar a viabilidade das suas iniciativas num contexto profissional real.
Em setembro serão conhecidas as start-ups selecionadas: seis para o Cuatrecasas Acelera e duas para programa Fast Track
Refira-se que nas quatro edições anteriores a aceleradora de start-ups legaltech da Cuatrecasas premiou a plataforma FinTech TheLogicValue (1.ª edição); a plataforma de assinatura eletrónica Validated ID (2.ª edição); a aplicação de certificados baseada em tecnologia blockchain BlockTack e a start-up de drones para empresas e instituições FuVeX (3.ª edição); e a start-up bancária e financeira TOQIO (4.ª edição).