Trajetória de Jessica Alba: de atriz a empreendedora bilionária

Focada em produtos de higiene, alimentação e limpeza sustentáveis, a The Honest Company, fundada por Jessica Alba, é considerada uma start-up unicórnio. Conheça o percurso empreendedor da atriz.

Muitos conhecem Jessica Alba pela sua participação em filmes como “Quarteto Fantástico” e “Sin City”, mas poucos sabem que a atriz é uma das mais reconhecidas mulheres de negócios de Hollywood. A estrela é uma das fundadoras da The Honest Company, empresa de produtos de higiene, alimentação e limpeza sustentáveis.

De acordo com a revista Forbes, Jessica Alba já integra a lista das 40 mulheres mais ricas e que construíram o seu próprio património. No entanto, ao contrário de Oprah e Beyoncé que estão na lista pela fortuna que criaram com o entretenimento, Jessica apostou na sua veia de empreendedora.

Criada em 2012, a The Honest Company, que apresenta como diferencial produtos totalmente naturais e ecologicamente corretos, está avaliada em mais de 1,5 mil milhões de euros, o que a coloca num restrito grupo de empresas com valores acima dos mil milhões.

A ideia para criar a empresa surgiu durante a primeira gravidez de Jessica Alba. Em entrevista à revista Vanity Fair, a atriz referiu que, na altura, questionava-se sobre a possibilidade da sua filha ter uma reacção alérgica aos produtos que tinha de usar. O medo ainda aumentava ainda mais quando a atriz se recordava das vezes que ficava doente quando era criança.

Depois de fazer algumas pesquisas, Jessica descobriu que muitas das toxinas presentes nos produtos para bebés eram rotuladas como “fragrância” na embalagem. A partir daí, a atriz viu uma oportunidade no mercado: “Eu queria lançar produtos seguros e eficazes que tivessem um projeto bonito, um preço acessível e fossem fáceis de encontrar”, afirmou.

A empresa, inicialmente denominada como Love & Honor, recebeu consultoria de Christopher Gavigan, autor do livro “Healthy Child Healthy World”, que inúmera as toxinas às quais as crianças são expostas diariamente. A atriz também pediu a ajuda de Brian Lee, cofundador da LegalZoom.com, que, inicialmente, não aceitou a proposta para se juntar ao projeto.

Após ter o primeiro filho, Lee percebeu o potencial da ideia de Jessica e decidiu ajudar. Na altura, a empresa passou a chamar-se The Honest Company. Foi lançada em 2012, quando as vendas alcançaram 10 milhões de dólares (8,10 milhões de euros) com apenas 17 produtos dentro da categoria de fraldas e lenços humedecidos – tudo sem nenhuma fragrância.

Atualmente, comercializa mais de 135 produtos que vão desde fraldas a pastas de dentes e vitaminas e que podem ser adquiridos on-line e em mais de quatro mil pontos de venda.

E porque o conforto dos funcionários é uma aposta da empresa, Jessica Alba encontrou em Playa Vista, na Califórnia, um novo espaço que acomoda os seus 450 funcionários e o showroom da marca. Aqui deparamo-nos com um ambiente aconchegante e criativo, muito à imagem da atriz. “Este escritório parece-se muito com a minha casa. Eu gosto de coisas vintage e de algumas coisas novas. Eu gosto de tecidos luxuosos, mas não me importo com peças assinadas. Também preciso que as coisas tenham durabilidade porque tenho crianças e animais e quero que tudo seja confortável. Eu quero mobiliário em que nos possamos sentar e colocar os pés em cima. E eu queria replicar este mesmo estilo neste escritório”, explicou Jessica à Casa Cláudia.

O próximo passo da empresa é expandir o negócio para a Coreia do Sul e China, países que têm uma grande preocupação com o meio ambiente e a saúde.

Comentários

Artigos Relacionados