Já pensou em pedir investimentos à União Europeia para a sua start-up?

Alguma vez pensou em candidatar-se a um fundo da União Europeia (UE) destinado a start-ups? O mais provável é já ter tentado contactar investidores de capital de risco, organizações ou mesmo um business angel que podia servir de mentor para o seu projeto, mas nunca um órgão como a UE.

Se esta ideia não se aplica a si e se realmente já tentou candidatar-se a um destes fundos, sabe que o maior problema para conseguir ter uma candidatura elegível para os padrões dos fundos europeus é o processo burocrático ou, em linguagem corrente, a “papelada” que lhe colocam entre o seu objetivo e a meta.

Há vários programas da UE destinados a financiar start-ups. Um deles é o Horizon 2020, que entre 2014 e 2020 pretende financiar pequenas e médias empresas. O orçamento destinado a este programa europeu é de 77 mil milhões de euros e as áreas cobertas são, entre muitas outras, biotecnologia, agricultura, segurança, alimentação e mobilidade. O financiamento por start-up oscila entre os 50 mil e os 2,5 milhões de euros, dependendo da fase em que o projeto se encontra.

Sendo a maior iniciativa da UE de investigação e inovação, as barreiras burocráticas que os empreendedores encontram não estão à altura de qualquer empresário. Para facilitar o processo existem organizações como a EU Startup Services, que ajudam as equipas das start-ups a apresentarem uma candidatura em conformidade com o que a UE pretende.

Um dos sucessos mais recentes foi o financiamento – bem-sucedido – pela Mobius, uma start-up israelita que criou o SAFESEAT, um aparelho que reduz abruptamente as lesões causadas em crianças durante os acidentes de carros. Esta start-up conseguiu receber 2,48 milhões de euros em financiamento, muito graças à ajuda da EU Startup Services.

A proposta da Mobius recebeu uma avaliação de 14,10 – onde o máximo é 15 – sobre o tópico “pequeno negócio inovador para a investigação de transportes e mobilidade em smart cities”.

Se ainda não concorreu ao Horizon 2020 e a sua start-up está inserida numa das áreas abrangidas pelo programa, pode inscrever-se aqui.

Comentários

Artigos Relacionados