Já conhece estas incubadoras na África do Sul?

Há incubadoras na África do Sul que estão a apoiar jovens, novos empreendedores e até empresas já estabelecidas a alcançar o sucesso, enquanto contribuem para o desenvolvimento da economia do país.

Já todos sabemos que as incubadoras não servem para toda e qualquer start-up. E que os empreendedores que queiram entrar num programa de incubação têm de solicitar a admissão. E que só aqueles com ideias exequíveis ​​e um plano eficaz são selecionados. Mais: que as incubadoras se associam a redes de partilha de boas práticas e de novas políticas.

Na África do Sul, o programa de apoio à incubação foi implementado pelo Departamento de Comércio e Indústria com o objetivo de desenvolver incubadoras e para criar empresas de sucesso com potencial para rejuvenescer comunidades e fortalecer a economia local e nacional. Resultado: surgiram centenas de incubadoras. Desta vasta panóplia, o site Briefly reuniu as dez mais relevantes.

  1. Seda South Africa
    Criada em 2004, a Small Entrepreneur Development Agency fornece serviços de apoio, de desenvolvimento e promoção de pequenas empresas na África do Sul, usando a sua rede e parcerias internacionais, garantindo o crescimento e sustentabilidade. As oportunidades de negócio da Seda têm ajudado vários empreendedores. Uma das filiais é a Seda Cape Town.
  1. Aurik
    A aceleradora fornece aos empreendedores programas customizados de crescimento do negócio, no sentido de os levar para o próximo nível. Aceita todas as start-ups, desde aquelas que foram criadas há menos de um ano às que têm mais de duas décadas.
  1. Softstart BTI
    Este programa fornece espaço de trabalho que inclui serviços de escritório partilhados, acesso a equipamentos especializados e a serviços de valor acrescentado (como suporte de gestão, financiamento, marketing e assistência em rede). O seu centro de incubação está focado no impacto social, na criação de emprego e na inovação.
  1. Timbali
    Esta incubadora tecnológica é uma organização sem fins lucrativos que disponibiliza serviços de desenvolvimento de negócio que consistem em contabilidade, vendas e gestão. Liga pessoas de zonas rurais pouco qualificadas, desempregadas, e jovens inexperientes a mercados maduros. Esse trabalho é  conseguido através da sua cadeia de fornecimento de produtos em incubação e potenciando o ambiente favorável criado com o programa Agri-Park. A Timbali apoia os pequenos agricultores com negócios e  fornece uma rota de acesso ao mercado e negoceia preços com os grandes compradores.
  1. Meltwater South Africa
    Trata-se de um programa de formação pan-africano, de financiamento inicial, e incubadora para os empreendedores africanos tecnológicos. É dedicado ao desenvolvimento e crescimento de um grande ecossistema de start-ups e de data science em todo o mundo.
  1. The Awethu Project
    Esta incubadora assume-se como uma abordagem revolucionária à identificação de futuros e talentosos empreendedores nas comunidades sul-africanas com poucos recursos. Não exige qualificação mínima em educação, experiência em negócios ou capital. O único requisito é que o requerente seja de uma zona com recursos insuficientes.
  1. The Innovation Hub
    A primeira agência de ciência e de tecnologia com padrões internacionais no país tem a capacidade de conduzir as pequenas empresas através de uma cadeia de valor que vai do conceito à eventual entrada em Bolsa. O centro fornece orientação, apoio de marketing, elaboração do plano de negócio para atrair financiamento ou ainda o suporte em questões relacionadas com recursos humanos.
  1. Bizspark South Africa
    Este programa global ajuda as start-ups a prosperar fornecendo acesso gratuito aos serviços, software e suporte em nuvem Microsoft Azure. Isto ajuda as start-ups tecnológicas a atingir os objetivos num curto espaço de tempo. Também apoia as empresas software pequenas e emergentes a adquirir experiência e conhecimento em tecnologias Microsoft sem qualquer custo.
  1. The Maxum
    Este é um grupo de três incubadoras: a Maxum Smart que apoia o desenvolvimento de start-ups e empresas de TIC e de produção avançada. Possibilita o crescimento e o fortalecimento de pequenos negócios que visam criar emprego, melhorar a competitividade e comercializar tecnologia de inovação; a Maxum Digital que tem por objetivo ajudar o desenvolvimento de negócio de start-ups digitais, apoiando os recém-licenciados desempregados e jovens; e a Maxum Media Accelerator que fornece suporte ao desenvolvimento de start-ups de produção de media, em parceria com operadoras no setor como a Kagiso Media ou a Brew Studio.
  1. Seda Construction
    A organização pública desenvolve e orienta as empresas de construção emergentes na África do Sul, apoiando-as com capacidades técnicas e administrativas associadas à tecnologia para aprimorar a eficiência e a gestão dos negócios dos construtores.

Estas incubadoras na África do Sul permitem assim que os empreendedores e inovadores encontrem o apoio e os ativos necessários para construir, acelerar e manter uma start-up de sucesso.

Comentários

Artigos Relacionados