Investir na economia circular pode economizar milhares de milhões de euros

“A economia circular não é apenas um forma mais respeitadora de lidar com o meio ambiente, mas pode significar economizar milhares de milhões de euros”, disse Jules Coignard, diretor e cofundador da plataforma de economia circular Circul’r, numa conferência no Campus de Barcelona da TBS Business School.
A Circul’r , sediada em Paris, é uma rede de mais de 500 start-ups e outras empresas de todo o mundo que atuam na economia circular. Esta plataforma liga start-ups e empresas, com vista a cocriar soluções de economia circular. O principal objetivo da Circul`r é mostrar que o modelo de produção da economia circular tem um melhor impacto no meio ambiente, enquanto novas oportunidades de negócios são aplicadas.
Para o fundador desta plataforma, Jules Coignard, “a economia circular não é apenas uma forma mais respeitadora de lidar com o meio ambiente, mas pode significar uma economia de milhares de milhões de euros. O empreendedor é de opinião que o modelo de economia linear atual não é útil, pois gera uma grande quantidade de resíduos, resultado do modelo tradicional de “usar e deitar fora”. “Devemos aprender com a natureza, a natureza não tem resíduos sólidos tudo é reutilizado”, referiu Jules Coignard.
O modelo de economia circular, segundo o fundador da Circul’r, pode não só ser aplicado nas start-ups, como em empresas de maior dimensão e já estabelecidas, e mostrar que a economia circular funciona bem do ponto de vista comercial.
O fundador da Circul’r apresentou como exemplos de sucesso desta estratégia a marca de roupa Patagonia, galardoada há dois anos no Fórum Económico Mundial, ou o projeto ReEntry do maior fabricante mundial de carpetes, a Interface.
“Estas duas empresas mostram-nos que a economia circular funciona muito bem do ponto de vista comercial”, disse.