Investidores: Revive Natureza abriu concursos para antigas estações ferroviárias alentejanas
Estão a decorrer, até fevereiro de 2024, novos concursos de concessão de antigas estações ferroviárias alentejanas. Requalificá-las e dar-lhes uma utilização turística é o objetivo.
Um protocolo celebrado entre o Fundo Revive Natureza e a IP Património deu início a novos concursos para atribuição dos direitos de exploração de imóveis que estão sob o domínio público ferroviário. Trata-se de oito antigas estações ferroviárias, todas elas localizadas na região do Alentejo. A saber: Estação de Baleizão, de Quintos e da Ponte do Guadiana, todas em Beja; Estação de Casével, em Castro Verde; Estação de Pias e de Serpa/Brinches, ambas em Serpa; Estação de Pavia e do Cabeção, as duas em Mora.
O objetivo destes concursos é requalificar e valorizar as antigas estações ferroviárias, promovendo, assim, o desenvolvimento regional e local, através de novas utilizações com fins turísticos. Os empreendimentos que vierem a ser concretizados no âmbito dos concursos, estão sujeitos a várias regras de utilização e de gestão em rede, entre as quais o uso da marca Revive Natureza, o consumo de produtos locais, a sustentabilidade ambiental e a valorização do território.
Os investidores interessados podem apresentar as candidaturas até 12 de fevereiro do próximo ano.
O Programa Revive Natureza, refira-se, é uma iniciativa governamental que tem como objetivos fundamentais recuperar os imóveis, criar emprego local e dinamizar as economias locais, através das redes de oferta e valorização dos produtos endógenos, constituindo-se como mais um instrumento de concretização dos eixos estratégicos da Estratégia de Turismo 2027, nomeadamente a valorização do território nacional.
Resumo:
Responsável: Revive Natureza
Área: Património
Produto: Antigas estações ferroviárias
Mercado: Nacional e internacional
Necessidade: Investimento
Contacto: revivenatura@turismofundos.pt