O investimento e capitalização das empresas deve ter como grande objetivo o reforço da capacitação empresarial para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, ou com inovações ao nível de processos ou produtos.

Deve visar e assegurar a continuidade da operação existente, permitindo melhores condições de trabalho e operacionalidade, nomeadamente através da redução do custo associado e do aumento dos limites máximos de produtividade por operação.

O planeamento e decisão de operações de investimento e capitalização que visem o reforço da capacitação empresarial devem ainda estar destinados a melhorias na organização ou no marketing das empresas.

Estas operações investimento devem ainda permitir o financiamento destinado a novos ativos fixos corpóreos ou incorpóreos e ainda o aumento de fundo de maneio associado a um efetivo incremento da atividade decorrente do investimento, em montante e proporção justificada em termos económicos.

Em consequência do que foi abordado atrás, chegamos à chamada teoria de mercados eficientes que fundamenta que todo o valor de uma empresa está assimilado no seu preço real de negociação. Ou seja, o preço de um ativo reflete seu real valor no mercado.

Warren Buffet fez sua fortuna como um investidor de longo prazo, concentrou seus investimentos em empresas sólidas, de marcas reconhecidas e de modelos de negócios simples. É o principal acionista, presidente do conselho e diretor executivo da Berkshire Hathaway e amplamente considerado o mais bem sucedido investidor do século XX e do mundo.

Em 1973, Berkshire começou a adquirir ações da Washington Post Company.
Em 1977, Berkshire adquiriu, indiretamente, o Buffalo Evening News.
Em 1979, Berkshire começou a adquirir ações da ABC.
Em 1987, Berkshire adquiriu 12% da Salomon Inc., fazendo de Buffett o maior acionista e diretor.
Em 1988, Buffett começou a comprar ações da Coca-Cola Company obtendo então 7% da companhia por US$ 1,02 bilhão, tornando-se esse, o mais lucrativo investimento da Berkshire.
Em 1998, adquiriu a General Re, em 2009 adquiriu o Burlington Northern Santa Fé Corp. e investiu na Swiss Re, tendo direito a 20% da empresa.

Outros investimentos da Berkshire Hathaway foram a American Express, a Gillette, a Walt Disney e a Precision Cast Parts Corp.

Ele e outros reconheceram que o valor das companhias está nelas mesmo, e não em oscilações do mercado. A boa gestão, a marca sólida, o modelo de negócio consistente e outras características da empresa ditam o seu sucesso futuro, daí a importância dos investimentos que vão sendo feitos nessas mesmas empresas de forma sustentada.

Comentários

Sobre o autor

Paulo Doce Moura

Paulo Doce de Moura exerce funções no Banco Carregosa e foi diretor do BNP Paribas Personal Finance. Estudou Relações Internacionais-Económicas e Políticas, na Universidade do Minho e Direção Geral de Empresas no Programa Avançado de Gestão para Executivos na Universidade... Ler Mais