A Ler: A psicologia da estupidez na política

A política domina todos os aspetos da nossa vida e, como em tantas outras áreas, também não está isenta de alguma estupidez. Pelo menos assim o demonstra o autor de “A psicologia da estupidez na política”.

Do que fala
A política está presente no dia a dia de todos nós desde a educação às finanças, saúde, transportes, cultura ou segurança. Mas tal como em muitas outras vertentes da vida e da sociedade, a política não está livre da estupidez como demonstra Jean-François Marmion. O autor exemplifica que “a estupidez abunda em tudo o que mete política. Desde nós, cidadãos, que não valorizamos o poder do voto, aos governantes que se servem da política”.

Marmion lembra que a estupidez na política manifesta-se quando votamos estupidamente apenas para protestar; quando não votamos, pois preferimos ir à praia; quando sabemos o que é melhor para nós, mas a ideologia cega-nos; quando gritamos corruptos, mas votamos em políticos com cadastro; quando fingimos acreditar em promessas que ninguém pretende cumprir; ou ainda quando partilhamos fake news e teorias da conspiração. Em “A psicologia da estupidez na política”, Jean-François Marmion juntou especialistas para destrinçar estas questões e “apontar uma luz ao fundo do túnel”.

Quem escreveu
O francês Jean-François Marmion, 53 anos, é psicólogo, editor associado da revista Sciences Humaines. Anteriormente, foi editor da revista Le Cercle Psy. Vive em França.

Temas Chave
Psicologia, Política, Sociedade

Ficha Técnica
Título: A Psicologia da Estupidez na Política
ISBN: 9789899138254
Edição: maio de 2023
Editora: Desassossego
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 272

Comentários

Artigos Relacionados