Escolher bem a área em que se vai criar uma start-up é fundamental para ser bem-sucedido. Eis alguns exemplos de nichos de mercado com elevada procura e que estão a marcar pontos na área do empreendedorismo.

As estatísticas mostram que anualmente nascem milhares de start-ups, porém, em menos de cinco anos, pelo menos metade não sobrevivem. Assim, começar com o “pé direito”, ou seja na área certa, é essencial para sobreviver no competitivo mundo dos negócios.

Apresentamos algumas indústrias de nicho com um elevado potencial de expansão para novas start-ups que a Small Business Trends identificou e que lhe podem servir de inspiração.

  1. Produtos de beleza orgânicos
    Produtos naturais que não agridem o meio ambiente têm elevada procura. Neste segmento também estão incluídos os produtos de beleza femininos, muitas vezes desenvolvidos em diferentes gamas (máscaras, cremes…). Atualmente, este tipo de produtos é tão popular que há listas dos melhores do ano.
  1. Desenvolvimento pessoal
    Muitas pessoas têm vontade de melhorar algo desde a auto-estima até à evolução profissional. Por isso, criar cursos para desenvolvimento pessoal pode ser um nicho a explorar.
  1. Bem-estar
    Esta é uma indústria com potencial em vários domínios. Os empreendedores podem explorar diversas áreas de atividade como começar como personal trainer, abrir um estúdio de ioga ou criar um programa de nutrição. No mercado norte-americano, por exemplo, o bem-estar é um dos setores de atividade com maior crescimento.
  1. SaaS para pequenas empresas
    Desenvolver e vender Software as a Service (SaaS) para as pequenas empresas é outro tipo de negócio com grande potencial. Um dos nichos mais lucrativos, atualmente, são os produtos SaaS direcionados para profissionais das áreas da saúde e jurídica, já que ambos têm liquidez para gastar em produtos que possam agilizar o fluxo de trabalho e economizar tempo.
  1. Organização da casa
    Com a vida agitada que se vive nos dias de hoje, desenvolver aplicações sobre produtividade, gestão de tempo na vida doméstica ou dicas organizacionais pode ter mais clientes do que à partida se poderia pensar. Este pode ser um nicho de mercado que, bem trabalhado, reúne condições para crescer.
  1. Petfood natural
    Quem têm animais de estimação preocupa-se com a qualidade dos alimentos que lhes dá, com a saúde destes e daí este ser um segmento que só nos Estados Unidos representa 21 mil milhões de dólares (18,4 mil milhões de euros). Para entrar nesta área de negócio é preciso estar familiarizado com as normas regulatórias do setor.
  1. Finanças pessoais
    Para empreendedores com formação nesta área, esta é uma excelente oportunidade de negócio. Uma das formas de começar a construir a base de clientes é através de palestras públicas e eventos de networking.
Comentários