Indra implementa sistema de portagens com inteligência artificial nos EUA

A empresa de tecnologia e consultadoria ganhou um contrato para implementar um sistema de portagens com inteligência artificial nos Estados Unidos.

A Indra acaba de ganhar um contrato, no valor de 75 milhões de euros, adjudicado pela Express Mobility Partners, concessionária da I-66, os Estados Unidos, na sequência do qual vai instalar nas portagens um sistema de inteligência artificial que permite detetar os ocupantes do veículo e mudar a tarifa mediante o nível do tráfego na autoestrada.

Trata-se um sistema de portagem automático free-flow, da gama de soluções Mova Collect, que incorpora capacidades de inteligência artificial e deep learning capaz de detetar a intensidade do tráfego em tempo real e oferecer dados sobre a densidade, o tipo de veículos, ocupantes da viatura e outras variáveis que facilitam o cálculo da tarifa de forma dinâmica.

Este sistema permite a passagem de automóveis sem que tenham de reduzir a velocidade, e, pela primeira vez, o projeto integra o sistema de deteção de ocupantes em cada pórtico da portagem. Quando a obra terminar, o troço da I-66 Outside the Beltway – que liga a I-495 com a US Highway 29 – perto de Gainsville (Virginia, EUA), vai contar com três vias livres e duas com portagens dinâmicas. A solução da Indra informa os condutores das tarifas praticadas no momento, para que possam optar entre vias gratuitas ou pagas.

A tecnologia usada nos sensores contribui para uma maior segurança e redução da contaminação do ar, criando uma mobilidade mais sustentável numa das vias mais congestionados do país, a I-66 Outside the Beltway.

A Indra tem mais de 2500 projetos desenvolvidos no setor dos transportes, em mais de 100 cidades e 50 países. Indra Mova Solutions, a sua oferta para esta área, cobre todo o ciclo de vida dos projetos dos clientes e combina as novas capacidades digitais, de integração, especialização e inovação, com a fiabilidade, o conhecimento do negócio e a tecnologia própria para transportes, refere a empresa em comunicado.

Comentários

Artigos Relacionados