IEX Research Xcelerator quer enfrentar os desafios em saúde, clima, energia e finanças

O IE University lançou o IEX Research Xcelerator para acelerar a pesquisa tecnológica e enfrentar alguns dos desafios do mundo. Vai operar a partir de Nova Iorque.

O IEX Research Xcelerator é o mais recente projeto da IE Universit (universidade privada espanhola com campus em Segóvia e Madrid), uma iniciativa que tem como finalidade acelerar globalmente a pesquisa tecnológica, em colaboração com professores, indústria e governos, e  que se concentrará no desenvolvimento de aplicações em áreas como saúde, clima e energia e sistemas financeiros através de tecnologias exponenciais, incluindo dados, inteligência artificial, algoritmos criptográficos e robótica.

A funcionar a partir de uma entidade sem fins lucrativos de Nova Iorque, o IEX Research Xcelerator financiará pesquisas globais de alto impacto do corpo docente e convidará corporações, empreendimentos e entidades governamentais em todo o mundo para impulsionar a inovação. Ou seja, enquanto um centro para impacto de pesquisa, esta plataforma promoverá a colaboração entre as principais instituições académicas em todo o mundo, incluindo membros da Rise Europe e instituições-chave em Silicon Valey, preenchendo a lacuna entre a academia e a indústria.

O IEX Research Xcelerator dará suporte aos programas de Ph.D da IE University para conduzir novas pesquisas de impacto, juntamente com novos laboratórios especializados em tecnologias exponenciais. Ao mesmo tempo, o IEX promoverá a inovação em programas de ensino em Dados, Ciência da Computação, IA, Engenharia Industrial, Robótica, Matemática Aplicada, Ciências Ambientais, Energia Limpa e Sistemas Financeiros.

Os alunos que participarem desta plataforma global de pesquisa terão oportunidades de aprender com professores e líderes da indústria através dos Programas Student Gateway, abrindo caminho para áreas emergentes, projetos de pesquisa colaborativa e exposição a experiências empreendedoras e práticas.

Esta plataforma também apoiará e desenvolverá um laboratório global de última geração dedicado a Sistemas Financeiros de Ciência e Tecnologia (fintech avançada, ativos digitais e regulamentação financeira); a Tech Health & MedTech Lab (impulsionando a inovação em biotecnologia, medicina de precisão e sistemas de saúde); Tech Climate & Energy Lab (aproveitando IA, ciência de dados e algoritmos criptográficos para soluções climáticas); e Robótica e IA (automação pioneira, machine learning e colaboração entre humanos e máquinas).

“Estamos entusiasmados em apresentar a IEX. Com esta iniciativa global, estamos comprometidos em criar um ecossistema único e mundial que maximize o impacto positivo das tecnologias emergentes. Agora, mais do que nunca, é o momento para um novo modelo de colaboração global em pesquisa tecnológica – um que gere avanços para beneficiar a todos”, afirmou Santiago Iñiguez de Onzoño, presidente executivo da IE University.

Ikhlaq Sidhu, reitor da IE School of Science & Technology, acrescenta que “com essa abordagem, pretendemos quebrar os silos tradicionais, dando aos pesquisadores e à indústria o espaço para abordar alguns dos desafios industriais e sociais mais significativos do mundo de forma colaborativa. Nossas colaborações recentes com empresas como a Boehringer Ingelheim (BI Pharma-X) e a Ripple (Virtual Asset Regulation) mostram que há modelos para a indústria participar junto com pesquisadores académicos nesses tipos de colaborações.”

Comentários

Artigos Relacionados