Uma start-up que se dedica à proteção de infraestruturas contra os incêndios florestais e rurais de forma inovadora. É assim que se apresenta a Hazred, um projeto jovem que procura financiamento.

Fundada em 2019, a start-up Hazred resultou de uma “spin off” de um projeto de investigação denominado Fireprotect (Sistemas de Proteção de Pessoas e Elementos Críticos Expostos a Incêndios Florestais),  cofinanciado pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional, e no âmbito do qual  foram desenvolvidos vários produtos e soluções de proteção de infraestruturas contra os incêndios florestais e rurais.

A Hazred cria soluções anti-incêndio, que vão desde redes de aspersores protetores, a sistemas de cerca e aspersores ou ainda sistemas de proteção de veículos ou sistemas de barreiras (telas), todos eles destinados a proteger infraestruturas em interface urbano-florestal contra os incêndios florestais e rurais.

Os pontos fortes do projeto, segundo os seus responsáveis, são a qualidade da equipa empresarial e de investigação (da Universidade de Coimbra ( ADAI – Centro de Estudos de Incêndios Florestais e do Instituto Sistemas e Robótica), a fiabilidade da equipa de gestão, liderada pelo CEO Xavier Viegas; ou ainda a inovação total da abordagem e da oferta exclusiva, que se traduz em cinco patentes.

A juntar a estes aspetos destaque, ainda, para o facto das soluções terem sido testadas e validadas pelo CEIF e pelo ISR (em testes laboratoriais e no terreno); do mercado potencial ser elevado e de forma crescente, devido ao aquecimento global; ou ainda o facto da oferta da start-up dispor de dois tipos de produtos distintos, B2B e B2C.

Preparada para avançar para a próxima etapa, a Hazred pretende agora conseguir financiamento de forma a fazer face aos investimentos e despesas operacionais necessárias para cumprir o estabelecido no plano de negócios.

Nesta fase, de acordo com Jorge Alves, um dos elementos envolvidos na criação da start-up, a HAZRED necessita de uma estrutura profissional a tempo inteiro, com dedicação exclusiva ao projeto e de todos os recursos necessários. A estratégia de expansão passa por ganhar experiência no mercado nacional e depois replicar o negócio no mercado internacional, eventualmente num modelo de parceria.

Resumo:
Área: Incêndios florestais
Produto: Solução anti-incêndio
Mercados: Nacional
Necessidade: Financiamento
Contacto: https://hazred.pt/pt/

Comentários