Há uma app que o ajuda a ter as contas em dia com os amigos

Numa altura do ano em que se sucedem os almoços e jantares de natal e em que a partilha de despesas pode gerar confusão, há uma aplicação promete dar-lhe uma ajuda nessa tarefa.

Dividiu a conta do jantar com um amigo, mas ele “esqueceu-se” de pagar? Foi de férias com o seu grupo habitual de viagens e voltou a instalar-se a confusão na hora de partilhar as despesas? Acabaram-se as dores de cabeça com as contas e com os amigos caloteiros. A Tricount ajuda-o nessa tarefa porque “as boas contas fazem os bons amigos”. Trata-se de uma aplicação que pode ser usada em qualquer situação que implique dividir despesas (viagens, festas, jantares…) e é de fácil utilização.

Basta criar uma conta Tricount na qual todos os intervenientes inserem o nome e adicionam os gastos efetuados. Assim através de um único link, sempre que são acrescentadas novas despesas, as contas são atualizadas e todos os utilizadores da app são notificados de forma a saber a parte da dívida que lhe corresponde. Depois a Tricount calcula quem deve pagar o quê e a quem, evitando assim que os “esquecidos” não paguem a sua parte das despesas.

A aplicação, que pode ser usada em Android, iOS, Windows Phone ou ainda através do site, permite que cada participante aceda à conta no smartphone ou online para adicionar despesas ou verificar quanto está a dever ao grupo ou quanto é que este lhe deve a si. No entanto, a aplicação também funciona online, porque em férias, se for o caso, nem sempre há internet disponível.

A aplicação funciona em mobile, mas também através do site

A Tricount é mais um exemplo de como “a necessidade aguça o engenho”, como diz o tradicional ditado. A ideia partiu de dois jovens engenheiros belgas – Guillebert de Dorlodot e Jonathan Fallon – que, depois de muito pensarem sobre a melhor forma de dividir as despesas de uma viagem em grupo, criaram uma maneira simples para que todos os companheiros de viagem soubessem as despesas partilhadas e as dívidas que tinham uns para com os outros. Foi desta forma que, em 2010, nasceu a Tricount, hoje disponível em 10 línguas, e uma das aplicações de finanças gratuitas móveis com mais downloads no iPhone.

Comentários

Artigos Relacionados