Grupo Roca tem 25 milhões para investir em start-ups em todo o mundo

O fundo de Corporate Venture lançado pela Roca destina-se a financiar projetos em fase inicial que forneçam soluções inovadoras para o setor dos espaços de banho e que sejam amigas do ambiente.

O Grupo Roca lançou um fundo de corporate venture dotado de 25 milhões de euros, para investir em start-ups e projetos empreendedores em todo o mundo que desenvolvam a sua atividade em áreas prioritárias para a empresa.

Através deste fundo, denominado Roca Group Ventures, a empresa, que se dedica ao design, à produção e à comercialização de produtos para espaços de banho, pretende alocar entre 0,5 e 2 milhões de euros a cada projeto, sem renunciar a outras fórmulas de colaboração que não envolvam ações ou investimento em fases adicionais. O grupo estima que, dentro de cinco anos, a carteira de investimentos seja composta por entre 10 a 15 empresas.

Segundo Albert Magrans, CEO do Roca Group, o Roca Group Ventures procura “gerar um modelo empresarial híbrido que combine as vantagens de uma grande empresa (recursos, escala, conhecimento, experiência, marketing) com a inovação, tecnologia, motivação, agilidade e talento de uma start-up”.

Wellness e espaços de banho inteligentes, novos negócios e materiais, eficiência energética e racionalização do consumo de água, e a excelência operacional nos respetivos processos industriais são as quatro áreas em que o fundo se irá focar na procura de oportunidades.

Para reforçar o compromisso do grupo com a sustentabilidade, o Roca Group Ventures dará prioridade às start-ups que apostem em práticas amigas do ambiente.

Para o lançamento do Roca Group Ventures, a Roca contará com o apoio da  Alantra, uma empresa global de consultoria financeira e gestão de ativos, especializada em investimentos e operações deste tipo. A Alantra vai prestar consultoria ao fundo no processo de criação de oportunidades de investimento e na futura gestão da carteira de participadas, disponibilizando a sua vasta experiência neste tipo de projetos, explica a Roca em comunicado.

O Roca Group Ventures vai estar diretamente ligado ao futuro “Espai Roca”, um hub de inovação para a construção sustentável e economia circular que ficará localizado na atual fábrica do grupo nos municípios de Gavá e Viladecans, em Espanha. A empresa pretende construir, nestas instalações, um dos mais importantes parques empresariais da Europa, onde o fundo terá a sua sede.

Comentários

Artigos Relacionados