Governo português lança plataforma digital para apoiar os refugiados ucranianos

A plataforma “Portugal for Ukraine” é a forma do Governo português participar nos esforços para apoiar a saída de cidadãos ucranianos e lusodescendentes da Ucrânia e acolher aqueles que escolhem Portugal como destino.

Foi lançada ontem pelo Governo português a plataforma “Portugal for Ukraine”, que visa reunir “as respostas e ações em curso tendo em vista o apoio a pessoas deslocadas da Ucrânia, dentro e fora de Portugal, nas dimensões de ação internacional, de envio de apoio humanitário e da integração e acolhimento em Portugal”.

Além de disponibilizar informação e contactos de apoio relacionados com a vinda para Portugal, como transporte, documentação, emprego e formação, educação, saúde e habitação, a plataforma permite também consultar as várias iniciativas desenvolvidas pelas diferentes áreas do Governo com responsabilidades em matéria de acolhimento e integração.

O utilizador da “Portugal for Ukraine” tem assim acesso facilitado a um conjunto de informações práticas que lhes permitem, entre outras coisas, preparar a viagem até Portugal.

Com conteúdos em inglês e português, a plataforma também inclui uma listagem de perguntas e respostas com informações gerais e informação útil sobre a vinda para Portugal e o acolhimento no país, incluindo um questionário automatizado que direciona o pedido/oferta de ajuda para a entidade melhor preparada para dar resposta ao problema em causa.

Nos próximos dias, os conteúdos da “Portugal for Ukraine” estarão disponíveis também em ucraniano.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados