Entrevista/ Governo dos Açores lança “Academia Empreendedora – Escola de Líderes”

A nova academia do Governo dos Açores pretende dar palco ao potencial humano existente no arquipélago, reconhecendo “nos jovens líderes a sua capacidade de influenciar, motivar e inspirar outras crianças e jovens”.
Desenvolver competências de empreendedorismo no ambiente escolar é o objetivo da “Academia Empreendedora – Escola de Líderes”, o novo programa de educação para o empreendedorismo do Governo dos Açores que acaba de ser apresentado.
O Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Duarte Freitas, revelou durante a apresentação pública do programa que os jovens que constituem a equipa de líderes têm um “percurso interessante de vida e apresentam competências empreendedoras”, acrescentando que são “referências e modelos reais para os jovens que irão participar no programa, que vão prestar mentoria e aconselhamento e vão participar em debates e mesas redondas sobre temas relativos à temática do empreendedorismo”.
Segundo o governante, o programa consiste no desenvolvimento de um percurso formativo em ambiente escolar que desenvolve “competências empreendedoras” nos alunos do 1º ciclo ao secundário e profissional, e que termina num concurso regional de ideias inovadoras.
Da equipa de líderes fazem parte jovens empreendedores dos 19 concelhos dos Açores ligados a diferentes áreas de atividade que vão desde a vitivinicultura, desporto, indústria artesanal entre outras, pode ler-se no site do programa.
Nesta edição irá também ser testado um modelo alternativo, em formato b-learning, em jovens estudantes universitários, com especial destaque para os estudantes deslocados, avançou.
Esta iniciativa foca-se em três pilares, como a “formação de alunos, professores e pais; a valorização dos jovens açorianos com um papel reconhecido na sociedade, através da criação dos líderes e a ligação ao mundo empresarial açoriano, através da criação da Rede de Parceiros”.