Governo apoia empreendedorismo com 25 milhões

As novas medidas foram divulgadas esta semana e visam ajudar as start-ups nacionais a superar as consequências da Covid-19.

No total são cinco as novas medidas anunciadas esta semana pelo Governo para apoiar o ecossistema empreendedor nacional a retomar a atividade passada esta fase de pandemia. Representam um valor global na ordem dos 25 milhões de euros, o que, de acordo com o Governo, pode significar em média um apoio de 10 mil euros para cada start-up. As cinco novas medidas são:

#StartupRH Covid19: apoio financeiro através de um incentivo equivalente a um salário mínimo por colaborador (até a um máximo de 10 colaboradores por start-up).

#Prorrogação do Startup Voucher: alargamento por três meses do benefício da bolsa anterior já atribuído (2.075€ por posto de trabalho de empreendedor).

#Vale Incubação – Covid19: consiste no apoio para start-ups com menos de cinco anos, através da contratação de serviços de incubação com base em incentivo de 1.500 euros não reembolsável.

#Mezzanine funding for Startups: empréstimo convertível em capital social (suprimentos), após 12 meses, aplicando uma taxa de desconto que permita evitar a diluição dos promotores. Tickets médios de investimento entre 50 mil euros e 100 mil euros por start-up.

#E ainda o lançamento do instrumento Covid-19 Portugal Ventures: lançamento de aviso (Call) da Portugal Ventures para investimentos em start-ups, com tickets a partir de 50 mil euros. A iniciativa é financiada através da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), da Portugal Ventures e da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Paralelamente a estes novos apoios, as mais de 2500 start-ups nacionais podem ainda usufruir de dois outros programas, que já estavam operacionais, mas que agora foram alvo de algumas adaptações. São eles o Fundo 200M, um coinvestimento com investidores privados em start-ups e scaleups, com um mínimo público de 500 mil euros e máximo de 5 milhões de euros; e o Fundo coinvestimento para a inovação social, coinvestimento com investidores privados em empresas com projetos inovadores e de impacto social com um mínimo público de 50 mil euros e máximo de 2,5 milhões de euros.

Comentários

Artigos Relacionados