Glooma vence a 1.ª edição do programa da Católica-Lisbon

Glooma, uma solução que permite fazer o autoexame da mama para rastreio precoce de cancro, venceu a primeira edição do programa de pré-aceleração da Católica-Lisbon.

A primeira edição do Forward!, o programa de pré-aceleração Católica-Lisbon School of Business and Economics, já tem vencedor. A escolha do júri recaiu sobre a Glooma, uma solução permite fazer o autoexame da mama, através de um dispositivo de rastreio que deteta o cancro da mama precocemente. A solução é composta por uma luva conectada a uma aplicação móvel que analisa a diferença entre as pressões do tecido mamário “saudável” e as irregularidades que surjam, contribuindo para uma deteção atempada e, assim, evitar tratamentos mais agressivos.

De acordo com os fundadores da Glooma, o engenheiro biomédico Francisco Nogueira, e os alumnis da Católica-Lisbon Margarida Paixão e Frederico Stock, a ideia surgiu quando uma familiar de Francisco foi diagnosticada com cancro da mama.

Em abril de 2020, Francisco Nogueira começou a fazer alguns testes com a tecnologia e a desenvolver a ideia, lado a lado com o consumidor final – as mulheres – e com médicos. Segundo o engenheiro biomédico, o dispositivo vai permitir detetar quaisquer anomalias que surjam na textura do tecido mamário e controlar outras (por exemplo quistos) que já existam”.

Já este ano e com a equipa formada, a recém-nascida start-up deu os primeiros passos ao participar no programa “Forward!”. Para já, a Glooma encontra-se em fase de ensaios clínicos e procura um investimento de cerca de 30 mil euros numa ronda pré-seed. Contudo, segundo a equipa, o dispositivo estará pronto para ser comercializado no segundo trimestre de 2023, depois da aprovação do Infarmed.

O segundo lugar desta 1.ª edição do programa de pré-aceleração da Católica-Lisbon School of Business and Economics, foi para a Rabbitz. Trata-se de uma solução que permite otimizar os treinos de corrida com um algoritmo próprio para evitar lesões.

Comentários

Artigos Relacionados