Galp premeia cinco start-ups no setor da energia

AOTECH (França), Energiency (França), HyWatts (EUA), Liquidstar (EUA), e Volateq (Alemanha) vencem terceira edição do programa internacional Startup The Future. As cinco start-ups participaram na Web Summit 2024 e podem vir a desenvolver um piloto financiado pela Galp.

A 3ª edição do Startup The Future, promovida pela Galp, premiou cinco start-ups, de entre as 195 candidaturas de todo o mundo. As vencedoras apresentaram soluções inovadoras que se destacaram por impulsionar a transição energética.

A Energiency desenvolveu um software de análise de desempenho energético no setor industrial que integra big data, cloud computing e inteligência artificial. A empresa fundada em Rennes, França, projeta a “Indústria 4.0”, identificando formas de otimizar consumos e reduzir as emissões em todas as atividades industriais – do chão de fábrica aos centros corporativos.

Na mobilidade, a HyWatts foi a vencedora com uma proposta de fornecimento de energia renovável que dispensa investimentos na atualização da infraestrutura. A empresa sediada em Berkeley, Califórnia, desenvolveu uma célula de combustível reversível HTPEM – Membrana de Troca de Protões de Alta Temperatura – que realiza dois processos eletroquímicos numa única célula Isto é, na “Central Elétrica numa Caixa” da HyWatts, a mesma célula funciona como eletrolisador (produzindo hidrogénio a partir de eletricidade) e como célula de combustível (gerando eletricidade a partir de hidrogénio).

A melhor resposta às necessidades de energia de populações de nações emergentes chegou pela Liquidstar. A start-up norte-americana atua no setor de distribuição de energia fora da rede elétrica, tendo criado uma infraestrutura baseada em “waypoint stations”, estações que carregam baterias para fornecer energia em regiões remotas, o que permite fornecer serviços como carregamento de veículos elétricos, ligação à internet, ou até suporte a data centers de pequenas dimensões.

A AOTECH – Advanced Optical Technologies foi premiada pela aplicação de soluções fotónicas e óticas a processos industriais. A tecnologia da startup francesa permite uma monitorização precisa e em tempo real de operações que requerem controlo de qualidade e manutenção de ponta, elemento crítico no desenvolvimento de combustíveis e de novas soluções de energia de baixa intensidade carbónica.

Com a sua proposta de utilização de drones para otimização de produção solar e melhoria nos processos de manutenção dos parques fotovoltaicos, a germânica Volateq é o destaque nas respostas aos desafios das renováveis.

Cada uma destas start-ups terá a oportunidade de colaborar com a Galp, através das suas unidades de negócio e equipas de inovação, com financiamento total do piloto das soluções selecionadas.

O Startup the Future já conquistou o seu espaço na comunidade de empreendedores e start-ups no setor da Energia, com um registo acumulado de 650 candidaturas de mais de 50 países. Esta é uma iniciativa da Upcoming Energies, a plataforma de inovação aberta onde se reúnem os agentes de transformação com os quais a Galp pretende cocriar um sistema energético mais eficiente, sustentável e resiliente.

Comentários

Artigos Relacionados