Fundadora da DefinedCrowd ganha Prémio João Vasconcelos

Daniela Braga ganhou a primeira edição do Prémio João Vasconcelos ao conquistar o título de Empreendedora do Ano.
Realizou-se ontem a primeira edição do Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano 2019, um prémio criado pela Startup Lisboa para homenagear o seu ex-fundador João Vasconcelos e que visa “premiar e apoiar empreendedores de um projeto incubado na Startup Lisboa ou com atividade no concelho de Lisboa, que se destaquem pelo seu desempenho na fase de criação e/ou expansão dos seus negócios”.
Daniela Braga, fundadora e CEO da DefinedCrowd, foi a vencedora do título de Empreendedora do Ano, e dos 10 mil euros associados, numa final disputada pelos fundadores da 360imprimir – José Salgado, Sérgio Vieira, Jorge Correia, Diogo Silva, João Matias, Pedro Gaspar – e por Amélia Santos e Nuno Vitorino, fundadores da Innuos.
“Achamos que o objetivo a que nos propusemos, de homenagear o João através deste prémio, foi cumprido. Temos aqui um leque de finalistas com provas dadas de grande visão estratégica, resiliência, liderança e de crescimento de negócio. Achamos que o Prémio está muito bem entregue e claro que não posso deixar de referir o facto de termos duas mulheres entre os três finalistas e de serem todos eles projetos incubados ou alumni da Startup Lisboa”, congratulou-se Miguel Fontes, diretor executivo da Startup Lisboa.
Inscreveram-se na primeira edição do Prémio 40 start-ups, das quais chegaram à final apenas três cujas equipas de fundadores se destacaram no último ano (de agosto de 2018 a agosto de 2019), “tendo apresentado provas excecionais de sucesso em termos de crescimento do negócio, expansão e reconhecimento internacional”, referiu a Startup Lisboa.
Do júri que avaliou as candidaturas fizeram parte Anthony Douglas, Bárbara Vidal, Celestino Alves, Domingos Guimarães, Hugo Oliveira, Jaime Jorge, Maria Miguel Ferreira, Renata Militão, Teresa Van Oerle, alumni da Startup Lisboa, Mariana Duarte Silva, cofundadora e diretora do Village Underground Lisboa, e empreendedores que trabalharam com João Vasconcelos, enquanto diretor da incubadora, assim como elementos da direção da Startup Lisboa, como Miguel Fontes e Marta Miraldes.
Concluída a primeira edição, o diretor executivo da Startup Lisboa confirmou a realização da próxima em 2020, com particulariedade de o Prémio passar a ter dimensão nacional. O Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano tem o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, IAPMEI e Montepio Geral, fundadores Startup Lisboa.
OS FINALISTAS
Daniela Braga – fundadora da DefinedCrowd
A fundadora da DefinedCrowd distinguiu-se pela sua capacidade de liderança nesta start-up que deu provas de crescimento a vários níveis: na faturação, multiplicou por 10, e na equipa, passou de 30 para 140 colaboradores, distribuídos por quatro escritórios em três continentes. Incubada na Startup Lisboa, a DefinedCrowd é uma plataforma inteligente de dados para Inteligência Artificial e Machine Learning.
José Salgado, Sérgio Vieira, Jorge Correia, Diogo Silva, João Matias, Pedro Gaspar – fundadores da 360imprimir
Os fundadores da 360imprimir destacaram-se pela capacidade demonstrada na expansão internacional da sua atividade de 4 para 21 novos mercados e no aumento da sua equipa em 36% (169 para 231 colaboradores). Alumni da Startup Lisboa, a 360imprimir é uma one-stop shop online de produtos de marketing para PME’s, oferecendo um serviço conveniente, rápido e económico.
Amélia Santos e Nuno Vitorino – fundadores da Innuos
Esta dupla fundou a start-up que no último ano triplicou a sua faturação e lançou um produto inovador que foi reconhecido internacionalmente como um dos 100 produtos de Alta Fidelidade mais relevantes dos últimos 20 anos, pela HiFi+. Incubada na Startup Lisboa, a Innuos desenvolve servidores e streamers de música de alta fidelidade.
Créditos foto: Startup Lisboa, Miguel Ribeiro Fernandes I Fotógrafo