From Start-to-Table revela as start-ups de restauração mais inovadoras de 2020

A Startup Lisboa distinguiu as start-ups que estão a inovar no ecossistema da restauração. As vencedoras deste ano foram a NoSho e Tiger & Bean.
O From Start-to-Table, programa de aceleração da Startup Lisboa para negócios ligados ao ecossistema da restauração, revelou ontem no Demo Day com que encerrou o programa os vencedores deste ano, nas categorias de “Tecnologia para Restauração” e “Conceitos de Restauração e Produtos de Food & Beverage Sustentáveis”.

Salvador Rodrigues e Tânia Figueiredo
A escolha dos jurados recaiu sobre as propostas da NoSho e da Tiger & Bean. A primeira venceu na categoria de “Tecnologia para Restauração”, foi fundada pelos portugueses Tânia Figueiredo e Salvador Rodrigues e é uma aplicação que vem acabar com os no-shows. Ou seja, é uma solução que ajuda os clientes a encontrar uma mesa de última hora em restaurantes onde normalmente é difícil obter reserva, ao mesmo tempo que reabastece lugares vazios em restaurantes.

Dominique Maingard e Robert Brunt
Já a Tiger & Bean ganhou na categoria de “Conceitos de Restauração e Produtos de Food & Beverage Sustentáveis”. Foi fundada por Robert Brunt e Dominique Maingard (Reino Unido e África do Sul) e tem a missão de criar alternativas mais saudáveis de produtos consumidos por miúdos e graúdos, como é o caso do chocolate em pó e leite em chocolate, utilizando um produto desconhecido pelo mercado de massas, a junça. As duas vencedoras receberam um prémio de 10 mil euros cada.
O Demo Day contou com a apresentação dos 24 projetos que fizeram o pitch final, numa sessão onde a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, marcou presença.
Este ano o programa From Start-to-Table recebeu mais de 115 candidaturas, 51% na categoria de “Tecnologia para Restauração” e 49% na categoria de “Conceitos de Restauração e Produtos de Food & Beverage Sustentáveis”. Destes foram escolhidos os 24 finalistas. A organização do evento destacou a maturidade das start-ups participantes, uma que mais de metade dos negócios já está a funcionar, assim como o caráter internacional do programa, que já conta com 63% de participantes estrangeiros. Aliás, esta terceira edição, teve a participação de empreendedores de Angola, África do Sul, Alemanha, Áustria, Brasil, Espanha, EUA, Lituânia, Reino Unido e Venezuela.
Miguel Fontes, diretor executivo da Startup Lisboa, frisou o facto de terem desenvolvido todos os esforços para conseguir atingir num ambiente totalmente digital os objetivos de sempre. “Os resultados superaram, claramente, as nossas melhores expetativas. Conseguimos mobilizar um número muito significativo e relevante de pessoas e parceiros deste ecossistema que, com uma enorme generosidade, contribuíram com o seu saber e experiência para darem mentoria, inspirarem e, no fundo, apoiarem estes empreendedores e os seus negócios. Este acompanhamento próximo, a par do intenso trabalho desenvolvido pelos empreendedores, permitiram uma evolução consistente dos projetos, durante estas nove semanas”, explicou.
O From Start-to-Table, recorde-se, é o programa de aceleração da Startup Lisboa para projetos de inovação no ecossistema da restauração. Teve a duração de nove semanas, entre outubro e dezembro, e este ano foi adaptado ao formato online. O programa é apoiado pelo Turismo de Portugal e conta, desde a sua primeira edição, com o apoio da Delta Cafés, a par da Sociedade Central de Cervejas e da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).
OS FINALISTAS
Categoria: Tecnologia para Restauração
BR Bars & Restaurants
Fundador: Miguel Angel del Pino (Espanha)
Cozinhe.me
Fundadores: Paulo Renato, Mikael Martins, Flávio Chaves e Rogério Chaves (Brasil)
Dishcover
Fundadores: Florian Hüber e Paul Meyhöfer (Alemanha)
eStart4
Fundadores: Rob Kramer e Vladislavas Levko da (Austria, Lituânia)
GoFoodie
Fundadores: Victor Garcia Montero e Raul Garcia (Espanha)
Nosho
Fundadores: Tânia Figueiredo e Salvador Rodrigues (Portugal)
OMNY
Fundador: Martim Caldeira (Portugal)
Pleez
Fundadores: Afonso Pinheiro, Diogo Castro, Rita Araújo e Vasco Sampaio (Portugal)
SeatBite
Fundador: Cândido Pimentel (Portugal)
The Equal Food Co.
Fundadores: Alberto Mojtar, Christian Goers e Lukas Friedemann (Espanha, EUA e Alemanha)
Uncovercity
Fundador: Juanjo Sáez (Espanha)
Veond App
Fundadores: Flor Oliveira e Alex Santos (Portugal)
Wefood
Fundador: Carlos Santos e Susana Santos (Portugal)
Zeuro
Fundador: João Amaral (Portugal)
Categoria: Conceitos de Restauração e Produtos de Food & Beverage Sustentáveis
AMO Kombucha
Fundadores: Raphaela Gasparini & Paula Galvanini (Brasil)
Bliss Out
Fundadores: Camila López e Alvaro López from (Venezuela)
Chef in a Box
Fundadores: Pedro Horigoshi e Luiz Medeiros (Brasil)
Fábrica Âncora
Fundador: Konstantin Ochs (Alemanha)
GKitchen
João Louro (Portugal)
Lico Drinks
Fundadores: Tim Poggemann & Elena Hernandez (Alemanha)
Primos
Fundadores: Maria Antunes e Rui Catalão (Portugal)
Runas Hidromel
Fundadores: Tiago Morais (Portugal)
Tiger & Bean
Fundadores: Robert Brunt e Dominique Maingard (Reino Unido e Africa do Sul)
Very Good Bakes
Fundador: Telma Guerreiro e José Diogo Moreira (Portugal)