Freelancer: onde procurar oportunidades e que aplicações deve usar
Quer começar a trabalhar por conta própria e disponibilizar os seus serviços a várias entidades? Estes são os sites que deve conhecer antes de se aventurar no mercado de trabalho, segundo a Selectra.
Os freelancers são trabalhadores sem vínculo laboral, que trabalham por conta própria e que podem prestar serviços a vários empregadores. Em Portugal são, na maioria, homens, em teletrabalho, com salários acima da média e que valorizam a independência e a capacidade de gerir o seu próprio tempo.
Se desistiu recentemente do seu emprego e procura uma maior liberdade e escolha dentro do mercado de trabalho, este artigo é para si.
Com o objetivo de o ajudar a iniciar este percurso, a Selectra, especialista em tarifas de telecomunicações, reuniu algumas das principais plataformas onde pode encontrar propostas de emprego e indica-lhe ainda ferramentas essenciais para o ajudarem a gerir e organizar o seu dia a dia.
1. Plataformas para encontrar novas oportunidades
Upwork
Posicionada como uma das maiores plataformas de trabalho remoto, a Upwork disponibiliza ofertas em inúmeras áreas, tais como design, marketing, tradução, contabilidade, advocacia ou ainda engenharia e arquitetura. Para ter acesso a estas oportunidades, deve fazer o seu registo e estar atento às publicações dos clientes com a descrição e o valor que estão dispostos a pagar pelo mesmo. Tenha apenas em conta que este site cobra uma percentagem por cada trabalho aceite.
Remote Europe
Nesta plataforma, a pesquisa de oportunidades divide-se entre o nível de carreira do trabalhador, tipo, categoria e horário de trabalho ou ainda do país ou organização na qual este pretende trabalhar. No entanto, como o próprio nome indica – Remote Europe – as ofertas são limitadas ao espaço europeu, e por isso se tiver interessado em ir mais além-fronteiras, este provavelmente não será o motor de busca mais adequado.
People per Hour
Fundada em 2007, a plataforma People per Hour funciona à base de contratações feitas à hora, ou seja, o freelancer deve criar um perfil com alguns dados sobre o seu percurso profissional, juntamente com o seu portfólio, e indicar quanto é que pretende receber por cada hora de trabalho realizado. No final será pedido aos clientes para darem uma classificação ao trabalhador em questão, sendo que a avaliação média será apresentada no perfil de cada freelancer.
Fiverr
Ao contrário das outras plataformas, a Fiverr permite aos freelancers exporem os seus projetos, facilitando o processo de captação de novos clientes. Além disso, oferece ainda a possibilidade de frequentar alguns cursos grátis e de receber conselhos sobre métodos de trabalho ou artigos específicos sobre diferentes áreas profissionais.
2. Ferramentas de gestão e organização
Nomo
Tem receio de não conseguir gerir corretamente as suas finanças? Com a Nomo, todos os seus recibos e faturas ficam devidamente organizadas e prontas a serem enviadas no momento certo. Com a ajuda da câmara do seu telefone, os documentos em papel são facilmente convertidos em formato pdf e armazenados na sua base de dados, garantindo que nenhuma fatura fica por declarar.
Paymo
Saber qual o valor a cobrar por projeto é uma das maiores dificuldades do trabalho em freelance, principalmente quando se está a iniciar a carreira. Ao medir o tempo que irá despender em cada tarefa, o Paymo ajuda-o a calcular o montante a pedir aos seus clientes, tendo assim a certeza de que este é realmente justo.
Spark
Quem nunca teve a caixa de correio eletrónico em modo caótico que atire a primeira pedra. No meio de tantos emails, nem sempre é fácil estar a par da enorme quantidade de comunicados que recebemos diariamente. Mas com a ajuda do Spark, estar informado torna-se mais fácil.
Trello
Quando se tem muitos projetos em mão é essencial estabelecer prioridades e gerir tarefas. Para isso, pode contar com a ajuda do Trello que permite-lhe dividir o seu trabalho pelos dias da semana ou organizar os projetos por clientes, por exemplo.
Basecamp
Por fim, e com o objetivo de manter uma comunicação mais estreita com os seus clientes, através do Basecamp tem a vantagem de conseguir partilhar materiais e ainda de marcar reuniões remotas ou de ativar notificações de alerta sempre que assim o desejar.








