Formação e gestão de carreiras, assistida por inteligência artificial, é o âmbito de atuação da FormaSpot, a plataforma digital fundada por Ricardo Viseu Ferreira. Neste momento, o seu mentor está interessado num parceiro, sócio ou investidor que lhe permita escalar o projeto.

A FormaSpot é uma plataforma digital de formação e gestão de carreiras, que prossegue três objetivos: conhecer o perfil profissional dos utilizadores; assessorar em cursos e formação para as suas(re)qualificações com o recurso a inteligência artificial; e gerir as suas carreiras.

O projeto de start-up tem apenas um sócio gerente e conta com uma importante parceria com a Microsoft. A iniciativa de Ricardo Viseu Ferreira, economista e empreendedor, professor universitário durante sete anos, formador há 20 anos e coautor de livros técnicos e diversos artigos científicos.

Esta Lifelong Learning Platform tem como target todos os públicos, todas as idades. Contudo, numa primeira fase, explica o seu fundador, destina-se principalmente a jovens com dúvidas sobre a área educativa/profissional a seguir bem como a adultos/seniores que procuram uma requalificação da sua carreira.

Da ideia à concretização
“Sendo formador há muitos anos, detetei a inexistência de uma plataforma que faça o levantamento do perfil psicológico dos utilizadores, aconselhamento imediato de cursos/formações e o posterior match com o mercado de emprego, tudo conetado com as componentes de IA e de responsabilidade social”, frisou Ricardo Viseu Ferreira, mentor do projeto.  Ou seja, acrescenta, “os utilizadores não precisam de sair da plataforma FormaSpot para conhecerem o seu perfil psicológico; ter aconselhamento personalizado de cursos; e ter apoio na gestão das suas carreiras, com ligação ao mercado de emprego.

Com uma equipa de sete pessoas, a FormaSpot reconhece que uma das maiores dificuldades que tem enfrentado é encontrar Data Scientist e Web developers com competências para terminar o projeto. Nada que impeça a plataforma de implementar a sua estratégia de crescimento. Quer continuar a fazer parcerias com universidades, entidades de formação e formadores certificados e, em seguida, fazer o match com entidades empregadoras, na vertente de gestão de carreiras.  Além disso tem a ambição de estar em mercados como a Europa, Brasil e EUA.

Os próximos passos, afirmou Ricardo Viseu Ferreira, são fomentar sinergias com outros projetos e empresas da área e criar uma patente europeia e internacional. Assim como investir na investigação da tecnologia metaverso e na realidade aumentada na formação.

Neste momento, para ser finalizada e poder escalar, mais facilmente, a FormaSpot precisa de um parceiro, sócio e /ou investidor com capacidade de investimento, mas principalmente, frisa o fundador da plataforma, alguém “que possa envolver-se no projeto, devendo trazer conhecimentos na área educação e formação, para de acordo a estratégia poder escalar internacionalmente”.

Resumo:
Responsável:
Ricardo Viseu Ferreira
Área: Formação
Produto: Cursos e-learning, b-learning e presenciais
Mercado: Nacional e Internacional
Necessidade: Investidor
Contacto: r.viseuferreira@gmail.com
Site: https://www.formaspot.pt

Comentários