Foodtech portuguesa quer conquistar EUA com produtos doces mas sem açúcar e procura investidor

A empresa procura investidores para expandir o seu negócio de produtos doces mas sem açúcar para os EUA, um mercado que diz estar avaliado em cerca de 1.500 mil milhões de dólares.

A Nolita, start-up portuguesa especializada no desenvolvimento de soluções para ajudar as pessoas a ingerirem menos açúcar, desenvolveu uma tecnologia que permite eliminar açúcares e adoçantes adicionados, utilizando apenas fibras pré-bióticas. O resultado é uma “linha de alimentos com um sabor e um valor nutricional sem precedentes”.

Com esta inovação, a empresa pretende conquistar os consumidores dos EUA, “um mercado que representa cerca de 16% do setor global de produtos saudáveis, estimado em 1.500 mil milhões de dólares (o equivalente a 1342 mil milhões de euros), considerando os dados públicos de mercado que estimam o mercado global de granolas em 8,9 mil milhões de dólares (Market Research Biz) e o mercado global de misturas para panquecas em 576 milhões de dólares (Mordor Intelligence)”, explica a foodtech em comunicado.

Para alcançar esse objetivo, a Nolita está à procura de investidores que possam ajudar a escalar o seus negócio para os Estados Unidos.

“Estivemos recentemente na Fancy Food Show, em Nova Iorque, e percebemos o potencial deste mercado para os produtos Nolita. Acreditamos que podemos chegar a 1 milhão de euros em 2026 com o mercado dos EUA”, afirma Fernanda Vasconcelos, cofundadora e diretora geral da Nolita.

“Fico triste ao ver como tantas pessoas destroem a sua saúde todos os dias com dietas pobres em proteínas, gorduras saudáveis e fibras. Sinto-me na responsabilidade de criar soluções escaláveis que permitam abrandar a atual epidemia de doenças crónicas, criando uma versão saudável de tudo o que é doce e pouco saudável”, acrescenta a responsável.

Em março deste ano, a empresa portuguesa registou a sua primeira patente, uma inovação que permite criar produtos sem qualquer adição de açúcares/adoçantes, com valores nutricionais nunca vistos. Para caramelizar e adoçar os seus produtos, a Nolita utiliza fibras pré-bióticas naturais, graças ao seu processo proprietário, uma técnica termomecânica que molda as propriedades das fibras. Isso significa que apenas são aplicados processos físicos mínimos durante o fabrico do produto, evitando todo o processamento químico. Este produto pode ser aplicada em diversas categorias de alimentos, como granolas, barras de cereais, bolachas e muito mais.

A grande maioria dos produtos vendidos pela Nolita contém 30g de fibra por 100g, cinco vezes mais do que o mínimo exigido por lei para um produto ser considerado rico em fibra. Ao aumentar a fibra, o açúcar foi reduzido: grande parte dos produtos tem entre 2 e 4g de açúcar por 100g, que é o açúcar naturalmente presente nos ingredientes (frutos secos e sementes). Além disso, a maioria dos produtos contém 15g de proteína por 100g, um valor nutricional raro de se encontrar.

Desde sua fundação em 2019, a Nolita tem como propósito oferecer liberdade de escolha para as pessoas começarem a consumir alimentos com zero adição de açúcar, sem renunciar ao sabor ou textura. Atualmente, os produtos Nolita estão disponíveis em mais de 100 pontos de venda físicos de norte a sul do país, como lojas Celeiro e El Corte Inglés, além de várias lojas online e marketplaces nacionais e internacionais, tanto no modelo B2B quanto B2C.

“Todos os produtos têm um rótulo limpo: poucos ingredientes, simples, saudáveis e naturais, baseados na dieta mediterrânica. Além disso, são provenientes diretamente da natureza e processados utilizando tecnologias de baixa pegada de carbono que respeitam as propriedades naturais dos alimentos, revela ainda a start-up.

Resumo:
Responsável: Nolita
Área: Alimentação
Produto: Soluções alimentares saudáveis
Mercado: Internacional
Necessidade: Investimento
Contacto: hello@nolitafood.com 

Comentários

Artigos Relacionados