A XCarga, que criou uma plataforma online criada para facilitar o transporte de mercadorias e as mudanças em Portugal, procura investimento na ordem dos 60 mil euros.

A plataforma está disponível há mais de um ano e tem como objetivo revolucionar o setor dos transportes de mercadorias e mudanças em Portugal. Através da xcarga.pt, os particulares e as empresas podem conectar-se com uma rede de transportadores, a nível internacional e internacional.

“A ideia de criação da Xcarga surgiu há cerca de um ano e meio, com a identificação de uma lacuna no serviço de transporte de mercadorias. Na altura, era responsável pelo departamento comercial de uma empresa fabricante de utensílios para limpeza. Gostava de acompanhar todo o processo de produção, desde a criação do produto até à sua expedição. Deparei-me com a dificuldade que o responsável do departamento de expedição e logística teve com uma carga de destino internacional: já tinha contactado mais de 20 empresas transportadoras sem resultado para a expedição, umas por cobrarem valores excessivos, outras sem disponibilidade para fazer o serviço de transporte, o que resultou numa manhã perdida de trabalho”, explicou Fernando Leitão, proprietário da Xcarga.

Fernando Leitão idealizou, assim, um portal, através do qual os utilizadores poderiam inserir um serviço de transporte de mercadorias, com todas as informações relevantes e necessárias, e, posteriormente, pudessem receber as propostas das transportadoras. Além disso, o responsável procurou ainda adaptar este modelo a quem necessita de fazer mudanças de residência ou empresariais.

Depois de idealizada toda a plataforma, seguiu-se todo um trabalho de pesquisa online sobre o funcionamento de plataformas já existentes e os serviços por estas disponibilizados.

“O objetivo era identificar se, no mercado, existiam serviços idênticos e se a Xcarga seria um fator diferenciador e teria um novo conceito. Verificou-se que as plataformas disponíveis não conseguiam resolver todos os problemas que as empresas e particulares tinham no seu dia a dia. Ao debater a ideia com alguns operadores de mercado, foram ajustadas as funcionalidades, para assim corresponder da melhor forma às necessidades dos utilizadores”, revelou o responsável.

Em novembro de 2015, nascia a xcarga.pt, direcionada para o mercado de transportes e mudanças e que pretendia facilitar as pesquisas na aquisição destes serviços. A empresa com sede em Vimeiro efetuou um investimento inicial de cerca de 15 mil euros na plataforma, que permite a criação de anúncios, especificando a carga, o tipo de mudança, a origem e o destino.

Para facilitar o processo, a plataforma está disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano e as transportadoras registadas recebem notificações sobre todos os anúncios submetidos.

Para os utilizadores, que poderão ser empresas ou pessoas particulares, a plataforma é totalmente gratuita. No caso das transportadoras, existem dois tipos de contratos: 500 euros/ano, com a oferta de 2 meses grátis, e 250 euros por um período de 6 meses, com a oferta de um mês grátis.

A empresa opera maioritariamente em Portugal (60%), mas também na Europa (40%), nomeadamente em Espanha, França, Reino Unido e Itália. No entanto, os objetivos a curto prazo são ambiciosos: otimizar a plataforma, introduzindo novas funcionalidades que permitam angariar mais clientes, e ter uma maior presença mundial.

Fernando Leitão avançou ao Link To Leaders que procura um investimento na ordem dos 60 mil euros “para ampliar a equipa e efetuar algumas alterações na plataforma, introduzindo mais algumas funcionalidades, como a sua disponibilização em várias línguas e a implementação de um sistema que será de 50 euros/ano e 5% de comissão sobre cada transporte efetuado”.

O investimento será também aplicado na criação de uma app e na otimização do processo de internacionalização da empresa que espera atuar “em toda a Europa numa primeira fase e crescer a nível mundial”. “O que procuramos agora é investimento e estamos disponíveis para ceder uma parte do capital da empresa aos interessados”, revelou.

Quando questionado sobre quais as maiores dificuldades que encontra no mercado nacional, Fernando Leitão aponta “a adesão de mais transportadoras à plataforma, a fim de conseguir responder aos serviços, sendo que, para isso, está já delineada uma nova estratégia (alteração do modelo de adesão), para conseguir angariar um maior número de transportadoras e pensar além-fronteiras”.

Resumo:
Responsável: Fernando Leitão
Área: Transporte
Produtos: Plataforma online para facilitar o transporte de mercadorias e as mudanças
Mercado: Portugal (60%); Europa (40%)
Necessidade: Investimento (60 mil euros)
Contacto: fernando.leitao@xcarga.pt

Comentários