Festas não autorizadas em apartamentos Airbnb vão ser proibidas em Portugal

A ferramenta já existe no mercado global da plataforma e vai analisar vários fatores, para identificar reservas com potencial de risco. A intenção é reduzir as festas indesejadas e o incómodo que o barulho das mesmas causa.

As festas nos apartamentos arrendados com recurso à plataforma Airbnb têm os dias contados. A empresa anunciou o lançamento de uma tecnologia de monitorização de reservas em Portugal, cujo objetivo passa por reduzir o risco de festas indesejadas e comportamentos problemáticos nestes espaços.

Através desta nova tecnologia para identificar possíveis reservas com potencial de risco, o objetivo é prevenir – e, em última análise, evitar – a realização de festas não autorizadas nos alojamentos. A tecnologia analisa fatores relacionados com a conta do hóspede e a sua reserva, que podem indicar um risco mais elevado para este tipo de incidente. Estes fatores incluem aspetos como as avaliações do hóspede, a duração da viagem, a distância até ao anúncio e se a reserva é num fim de semana ou num dia de semana, entre outras considerações.

Mónica Casañas, General Manager da Airbnb Marketing Services, SL, afirma que “queremos ajudar os anfitriões e tomamos medidas para conter os maus atores e comportamentos indesejados na Airbnb. À medida que se aproxima a temporada de verão e chegam mais hóspedes, esta nova tecnologia ajudará a resolver algumas das preocupações locais”.

A implementação desta tecnologia em Portugal segue-se à proibição de festas que foi introduzida no ano passado.

Num projeto-piloto global recente da nova tecnologia de monitorização de reservas, a Airbnb verificou uma redução nas denúncias por festas onde o projeto-piloto estava em vigor. Desde que a Airbnb implementou medidas anti-festas em agosto de 2020, registou-se uma queda global de 55% nas denúncias por festas na plataforma em dois anos.

Comentários

Artigos Relacionados