Espanhola Seaya Ventures lança fundo de 85 milhões para investir em start-ups no sul da Europa

O fundo da empresa de capital de risco Seaya Ventures, que conta no seu portefólio com investimentos em unicórnios espanhóis, é participado principalmente por ex-investidores e espera chegar aos 125 milhões de euros. O primeiro investimento deste novo fundo será anunciado em breve.

A Seaya Ventures, empresa de capital de risco que investiu em unicórnios espanhóis como Cabify ou Glovo, lançou o seu terceiro fundo, dotado de 85 milhões e com uma meta de chegar aos 125 milhões de euros, através do qual prevê investir em start-ups no sul da Europa.

Este fundo, em que 90% do montante é assegurado por investidores que já confiaram na empresa de capital de risco, será dedicado a investir “exclusivamente no sul da Europa”, embora também esteja atento a oportunidades em empresas de outros países europeus, afirmou a fundadora da Seaya Ventures, Beatriz González, ao Sifted.

Este novo fundo já concluiu o seu primeiro investimento numa empresa de tecnologia europeia que recorre a tecnologias de visão computacional e inteligência artificial, que será anunciado oficialmente nas próximas semanas.

A Seaya Ventures, que também tem investimentos em start-ups latino-americanas como a colombiana Muy e a mexicana Coru, está a preparar um fundo diferente em colaboração com uma empresa de “capital de risco líder” na região que se concentra apenas em empresas latino-americanas inovadoras.

O impacto do coronavírus criou uma oportunidade para investir na Espanha, afirma González. A responsável considera que o impacto da pandemia sobre as deslocações internacionais cria “uma grande oportunidade para que façam mais investimentos locais, uma vez que as empresas de capital de risco internacionais estão mais focadas nos seus próprios países e mercados, enquanto o ecossistema empresarial espanhol está a gerar cada vez mais empresas nos setores tecnológicos”.

Segundo a fundadora da Seaya Ventures, o Covid-19 acelerou o desenvolvimento de muitas empresas emergentes que estão a ver um maior número de oportunidades, ao mesmo tempo que confiam que o retrocesso dos fundos internacionais lhes permita desempenhar um papel mais importante.

Além da Cabify e da Glovo, a Seaya investiu também na empresa de aluguer Spotahome, na seguradora Coverfy, na imobiliária Housfy, na empresa de carregadores de veículos elétricos Wallbox, no distribuidor digital Clicars e na empresa de motas e bicicletas elétricas Movo.

Comentários

Artigos Relacionados