Facebook reforça funcionalidades para empresas nas suas plataformas

Começar uma conversa de WhatsApp a partir de um perfil do Instagram ou separar perfis pessoais e profissionais são duas das novas ferramentas anunciadas pelo Facebook.

Aproveitando a sua experiência em mensagens de pessoa para pessoa, o Facebook anunciou novos produtos e ferramentas para ajudar as empresas a simplificarem a sua gestão diária e a ligarem-se mais eficazmente com os clientes. As novas ferramentas foram criadas para gerar melhores resultados de negócios em toda a jornada do cliente – de leads de alta qualidade ao aumento das vendas e maior satisfação do cliente a um custo menor, explicou a empresa. Entre as novas possibilidades passa a ser possível clicar para enviar uma mensagem, começar uma conversa de WhatsApp a partir de um perfil do Instagram; e fazer uma maior separação de perfis pessoais de profissionais.

Mas estas são apenas algumas das inovações anunciadas pela empresa. No que se refere à aplicação WhatsApp Business, projetada a pensar nas pequenas e médias empresas, permite que uma pequena empresa tenha uma presença oficial no WhatsApp, com ferramentas específicas para mostrar os seus produtos, fechar vendas e conectar-se com os seus clientes.

Globalmente semelhante ao WhatsApp, a versão business tem, contudo, recursos adicionais, entre os quais um perfil de negócios, um recurso de catálogo para mostrar produtos e serviços, respostas rápidas e rotulagem. “É uma forma das empresas se envolverem com os seus clientes numa plataforma que eles já usam de forma personalizada”, explica a empresa.

Vejamos as algumas inovações em detalhe:
# Novas conversas com anúncios em que é possível clicar para enviar mensagens. Ou seja, agora as empresas já podem comprar anúncios que incentivem as pessoas a enviar mensagens, seja no Messenger, Instagram Direct ou WhatsApp. É possível escolher todas as plataformas de mensagens disponíveis para conversar, e definir a aplicação de mensagens no seu anúncio com base no local onde a conversa é mais provável.

# Conversa no WhatsApp a partir de um perfil do Instagram. Para muitas pequenas empresas, “o Instagram é a montra virtual para os clientes descobrirem as marcas e o WhatsApp é o balcão para discutir produtos, responder a perguntas e fechar vendas”. Por isso, agora as empresas podem adicionar um botão click-to-chat do WhatsApp ao seu perfil do Instagram – e, brevemente, terão ainda a opção de criar anúncios que clicam no WhatsApp diretamente da aplicação Instagram.

# Lead Generation no Instagram. Nos próximos meses, o Facebook começará a testar ferramentas pagas e orgânicas para ajudar as empresas a encontrar e qualificar leads diretamente na aplicação Instagram. Os anunciantes usam anúncios de Lead Generation para se ligarem aos clientes e conectar os leads de uma forma mais pessoal, reduzindo os custos.

# Maior controlo com Work Accounts. Para criar uma maior separação entre as identidades pessoais e profissionais, o Facebook começou a testar as Work Accounts, isto é, perfis de Facebook exclusivos para trabalho. Esta modalidade permite que os utilizadores comerciais façam login e operem o Gestor de Negócios do Facebook sem exigir uma conta pessoal.

As empresas poderão, assim, gerir essas contas em nome dos seus funcionários e ter acesso a recursos de nível empresarial, como integrações de um login único, dando-lhes mais controlo sobre a segurança das contas dos seus funcionários. As Work Accounts serão testadas até ao final do ano com um pequeno grupo de empresas. A expansão global da funcionalidade está prevista para o próximo ano.

Comentários

Artigos Relacionados