Faber investe na start-up americana de inteligência artificial Apres

A Apres melhora o desempenho dos modelos de inteligência artificial nos setores financeiro e segurador. A ronda foi liderada pela Faber e pela Adara Ventures.

A Apres, uma start-up com operações nos Estados Unidos e em Portugal, anunciou a concretização de uma ronda de investimento seed de 1,5 milhões de dólares para lançar a sua solução de Inteligência Artificial Explicável (“Explainable AI”) no mercado. Tratou-se de uma ronda liderada em conjunto pela Faber e pela Adara Ventures, com a participação da Techstars e ainda de vários business angels.

“Estamos gratos por esta parceria com a Faber e com a Adara, dois fundos com um elevado conhecimento tecnológico, que entendem a nossa visão para tornar a IA ética acessível a todos”, afirmou Matt Waite, CEO da Apres.

A Apres atua no mercado em expansão da inteligência artificial para o qual se prevê um crescimento para 110 mil milhões de dólares em 2024. Foi criada para tentar desbloquear a inteligência artificial e traduzir o seu comportamento ​​para uma linguagem acessível. A equipa fundadora conta com uma vasta experiência no desenvolvimento de ferramentas e serviços baseados em dados para os mercados americano e europeu. É constituída pelo CEO Matthew Waite, o CTO Subbu Balakrishnan, o CPO Blake Aber, o diretor de IA Rahul Kumar, e o vice-presidente de desenvolvimento Mihovil Kovacevic.

A propósito deste investimento, Carlos Silva, Partner da Faber, frisou que “a capacidade de explicar resultados baseados em IA está a tornar-se num aspeto crítico de qualquer sistema de IA e é uma área que temos seguido há algum tempo. Na Apres, encontrámos não só uma solução de ponta para este problema, mas também uma equipa particularmente notável que junta visão, conhecimento de domínio e capacidade de execução. Sentimo-nos honrados por nos terem escolhido para partilhar esta missão a longo prazo”.

Comentários

Artigos Relacionados