A software house sediada no Porto desenvolveu quatro novos programas de gestão de pessoas, a pensar na fase de trabalho que se vive atualmente.

A Fabamaq acaba de lançar os programas “Therapeutic Reinforcement”, “Net Support”, “Law Info” e “Grow with Coaching” para ajudar os seus colaboradores a encontrarem mais equilíbrio na gestão das suas vidas pessoais e profissionais no período de teletrabalho.

O projeto foi inspirado na própria transição da tecnológica para o regime de teletrabalho, o que acabou por trazer mudanças na gestão das equipas e nos programas agora exclusivamente digitais. A partir dos dados partilhados pelos colaboradores em inquéritos semanais, a Fabamaq desenhou assim quatro programas cobrindo diferentes áreas e necessidades.

Desta forma nasceram o Therapeutic Reinforcement, o Net Support, o Law Info e o Grow with Coaching, com os quais a empresa quer passar a mensagem de que as preocupação com o bem-estar das suas pessoas vai além da relação laboral. “Através do programa, conseguimos dar um contributo em áreas extra-profissionais da sua rotina como a educação dos filhos”, esclareceu Luís Silva, Head of People, Interaction & Brand da Fabamaq. “Os dados recolhidos em questionários e entrevistas de profundidade feitas aos nossos Gamers mostraram que tínhamos de agir. Os quatro programas são a resposta da Fabamaq para ajudar as suas pessoas a gerirem melhor o equilíbrio entre as dimensões profissional e pessoal da sua vida, num contexto em que estas se cruzam muito mais”, acrescentou.

Therapeutic reinforcement
O controlo da ansiedade e a gestão emocional são as prioridades deste programa de suporte psicológico. A entrada em teletrabalho resultou em diferentes respostas da parte de cada colaborador e este programa procura apoiar casos de difícil adaptação.
O “Therapeutic reinforcement” trabalha com várias fases que preveem a sinalização de perfis, o diagnóstico de dificuldade da pessoa e o desenho de um plano de intervenção. A execução do programa é coordenada por um profissional certificado pela Ordem dos Psicólogos em sessões digitais individuais.

Net support
Trabalhar a partir de casa é um duplo desafio para muitos dos Gamers da Fabamaq, porque ao habitual desafio profissional, somam o acompanhamento dos filhos. O “Net Support” procura reduzir o impacto desta realidade sugerindo atividades para os filhos dos colaboradores da empresa, cobrindo diferentes idades e áreas (leitura, cozinha, jogos, desenhos, entre outras).

Law info
A transição para um contexto laboral de teletrabalho alterou a forma como as pessoas se relacionam com as empresas e o mundo exterior. Por isso, este programa contempla um boletim informativo para manter as pessoas atualizadas sobre temas relevantes para a sua rotina profissional e pessoal.

Grow with coaching
Este programa tem como foco o desenvolvimento de competências que permitam ajudar os colaboradores a atingirem os seus objetivos pessoais e profissionais. A mudança de mindset, a melhoria na gestão de relações interpessoais e o desenvolvimento da autoconfiança são alguns dos propósitos do programa.

Comentários