Exclusible levanta 2,2 milhões de euros e prepara-se para lançar plataforma global de NFTs de luxo
A Exclusible angariou 2,2 milhões de euros em ronda de investimento seed (semente) e quer ser numa montra de referência para ativos digitais de luxo a partir do final deste ano.
A Exclusible, uma plataforma de ativos digitais, que permite a marcas de luxo publicar e vender NFTs exclusivos e personalizados (tokens não fungíveis), levantou 2,2 milhões de euros numa ronda seed (semente), liderada pela Indico Capital Partners, a Tioga Capital e a White Star Capital.
A ronda contou também com a participação da Shilling e de vários business angels, incluindo o campeão de Fórmula E António Félix da Costa e o piloto Mitch Evans através da APEX Capital. O investimento será aplicado no lançamento de uma plataforma de transações.
“Temos a convicção de que irá acontecer uma migração progressiva da nossa vida social e digital para metaversos (universos virtuais), e que as marcas tradicionais vão querer estar presentes neste espaço. Isto será decisivo para a indústria de luxo, dada a importância do valor das suas marcas e a necessidade de estarem presentes onde estão os consumidores”, disse Thibault Launay, cofundador, CEO da empresa fundada em Portugal e um experiente colecionador de NFTs global, sediado em Cascais.
A Exclusible identificou uma procura online digital específica e crescente por marcas de luxo, à medida que cada vez mais cripto-entusiastas, colecionadores e o público em geral que compra produtos de luxo, procura também investir em bens digitais, cuja comprovada escassez é garantida pela blockchain, explica a empresa em comunicado.
Os NFTs registaram vendas superiores a 1,2 mil milhões de dólares (1,01 mil milhões em euros) em julho, o equivalente a quase metade do volume de vendas observado durante o primeiro semestre de 2021.
O objetivo da Exclusible passa por atrair quer entusiastas de NFTs, quer consumidores de luxo tradicionais, para que possam transacionar em criptomoeda ou outros meios de pagamento tradicionais, como cartões de crédito. Inspirada no modelo de marketplaces de luxo como a Net-a-porter ou a Farfetch, a Exclusible ambiciona tornar-se a plataforma de referência para o luxo digital, garante.
Os utilizadores da plataforma, que será lançada até ao final do ano, serão incentivados a partilhar os seus NFTs e a construir uma comunidade interativa com elementos sociais e de gamificação em torno das marcas. A Exclusible tem já cartas de intenção assinadas com designers globais de referência e está em negociações com diversas marcas de luxo em todo o mundo.