Ex-reitor da Harvard Business School dá dicas de liderança

Nitin Nohria, ex-reitor da Harvard Business School, dividiu as lideranças em três tipos e explica as caraterísticas e os traços de cada um deles.
Empreendedor, gestor e líder. Estes são os três tipos de liderança destacados pelo ex-reitor da prestigiada da Harvard Business School, que elencou os traços comportamentais do que considera ser uma boa liderança, com base numa pesquisa que incidiu sobre os 100 melhores líderes do século XX nos EUA. Profissionais que na opinião de Nitin Nohria se destacaram pela performance e liderança nas suas áreas de atuação, e que conseguiram desenvolver modelos de negócios escaláveis e de sucesso.
Esta informação foi partilhada no Brasil, no decurso de um evento de comemoração do 30.º aniversário da Fundação Estudar, e divulgada pela Exame Brasil.
Eis os três arquétipos de liderança na visão do ex-reitor da Harvard Business School:
Empreendedor
Este perfil de líder carateriza-se por alguém que cria produtos ou serviços de raiz e que muitas vezes alteram o mercado. Henry Ford, criador da Ford, é um desses exemplos porque além de ter construído um novo modelo de automóvel, também mudou o sistema de produção que foi implantado posteriormente em todo o setor automobilístico. Aliás, na opinião de Nitin Nohria o modelo de produção desenvolvido foi “provavelmente maior que o próprio carro”. Steve Jobs e Bill Gates são outros exemplos, mais recentes, de lideranças empreendedoras.
Gestor
Como explica Nohria, às vezes, quem cria e desenvolve produtos nem sempre tem a capacidade necessária de os difundir e popularizar. A partir daí, cabe ao gesto ter a capacidade de fazer o produto ou serviço crescer até atingir o sucesso.
Disciplina e capacidade de gestão de pessoas são algumas das principais características deste modelo de liderança, de que Alfred Pritchard Sloan, presidente da General Motors, é um exemplo ao tornar a empresa, durante décadas, a maior companhia dos Estados Unidos.
Líder
O terceiro arquétipo de líder identificado pelo ex-reitor da Harvard Business School define-se por aquele profissional que tem capacidade de reinventar e reestruturar uma empresa quando ela atinge limite. Quando, em algum momento da sua existência, uma empresa precisa de renovação, o líder deve ter a capacidade de lhe dar uma nova vida e trazê-la de volta ao mercado. Dá o exemplo do empresário Lee Lacocca na Chryser que nos anos 80 contornou, com a sua gestão, o grave processo de falência que a empresa enfrentava.