Fundada e sediada em Castelo Branco, a Evox Technologies é uma start-up especializada no desenvolvimento de soluções M2M. Existe há três anos e procura parcerias.

A Evox nasceu em dezembro de 2015 e surgiu “da vontade em dar livremente o meu contributo na área do IoT e também de potenciar a indústria em Castelo Branco”, recorda Hélio Silva, cofundador e CEO da empresa. “O desafio de criar o meu próprio projeto e a minha própria empresa possibilita colocar em prática conhecimentos e ideias em que sempre apostei mas que nunca passaram disso mesmo, ideias. A Evox Technologies foi o início para a concretização dessas ideias”, acrescenta.

Especializada na área das tecnologias da informação, com foco no desenvolvimento de sistemas máquina-máquina (M2M) e Internet das Coisas (IoT), a empresa tem já uma vasta experiência em segurança informática, comunicações de dados, computação em nuvem, gestão de sistemas e redes, incluindo consultoria, auditoria, desenvolvimento e administração de soluções de TIC para empresas, instituições do sector público, serviços públicos e operadores de telecomunicações. De momento, apresenta uma forte componente de desenvolvimento de produtos para o mercado das cidades inteligentes baseados em tecnologia M2M, Big Data, Cloud e IoT.

Soluções sustentáveis
“As nossas soluções distinguem-se pela utilização de tecnologia state of the art na conceção de soluções e do produto final. Pretende-se o desenvolvimento de sistemas de conectividade que assentem em sistemas cloud IoT e M2M”, explica Hélio Silva. Muitos dos produtos são desenvolvidos para situações remotas e exigem um elevado nível de investigação e desenvolvimento nas áreas da gestão energética, desenvolvimento de sensores e dos algoritmos a adaptar a cada situação específica. São aplicados os mesmos critérios de sofisticação e qualidade ao nível do software. “Um exemplo são os sensores apresentarem uma autonomia de até 10 anos”, refere aquele responsável.

Atualmente, a start-up está muito focada no desenvolvimento de produtos para a sustentabilidade, como por exemplo o 360Waste e H2optimax. O CEO explica que ambos trazem valor acrescentado aos clientes: o 360Waste possibilita poupanças ao nível da recolha de resíduos e o H2Optimax permite detetar excessos de consumo e fugas de água. O 360Waste é desenvolvido inteiramente pela Evox em Portugal e encontra-se neste momento a ganhar protagonismo e tracção no mercado. Caracteriza-se por ser um serviço dedicado a facilitar e minimizar os procedimentos de recolha de resíduos às entidades. Está dotado de tecnologia IoT, os sensores são combinados com tecnologias de leitura volumétrica e comunicações M2M ou LoRa, o que permite a integração de um conjunto de informações importantes e relevantes na gestão da recolha de resíduos. Através das leituras volumétricas em tempo real dos contentores é possível reduzir os custos logísticos no processo de recolha de resíduos e diminuir a pegada ecológica da mesma.

A plataforma 360Waste, através da recolha dos dados em tempo real dos contentores, projecta e desenha a rota de recolha mais económica e eficiente. Este sistema considera o volume dos contentores em determinada localização e maximiza os recursos.

“Pretendemos com a nossa solução ajudar a diminuir os custos das entidades responsáveis por este procedimento permitindo uma recolha mais eficiente, diminuindo as recolhas desnecessárias em contentores vazios. Temos disponível ainda uma APP que fornece toda a informação para uma gestão centralizada e eficiente para o gestor e toda a equipa. A aplicação 360Waste está disponível para Android e apresenta também uma componente educativa que permite ao cidadão ser parte ativa e consciente no processo de reciclagem”, esclareceu Hélio Silva.

A  tecnologia acrescenta outras características de valor para o cidadão: deteção de incêndios em contentores e a deteção de contentores caídos na via pública, contribuindo assim para redução de cheiros e o aumento de segurança. Além disso, a base de dados da empresa permite que sejam desenhados mapas de geração de resíduos onde podem ser consultadas estatísticas e outros dados que permitem um planeamento das entidades gestoras mais assertivo. “O 360Waste apresenta-se no mercado português como um serviço de referência que pretende diminuir os custos na recolha de resíduos e promover a responsabilidade das empresas do sector na diminuição do impacto ambiental na sua atividade. Estamos perante uma tecnologia flexível e com perspetiva de crescimento para diferentes vertentes” salienta aquele profissional.

Desafios da interioridade
“Sermos uma empresa do interior de Portugal tem-nos colocado verdadeiros desafios. Somos um país concentrado nas grandes metrópoles o que dificulta o crescimento de empresas que pretendem manter-se sediadas no interior”, explica Hélio Silva. Mas apesar dos desafios associados a uma start-up com esta localização geográfica, através de uma equipa proativa e especializada, a Evox tem alcançado e fidelizado clientes alvo, como municípios e entidades gestoras de resíduos privadas, e criado parcerias fundamentais na conquista do mercado, como fabricantes de contentorização temporária de resíduos e, recentemente, com a Cisco Portugal. Neste momento, já tem fidelizados com o 360Waste, por exemplo, os municípios de Castelo Branco e Figueira de Castelo Rodrigo, bem como clientes na área dos óleos alimentares e águas.

Os próximos passos
A Evox está neste momento apostar na colocação do produto no mercado, fazendo parcerias fortes que tragam inovação, como por exemplo a parceria com a CISCO Portugal. “Estamos atentos às necessidades dos clientes e temos uma equipa com capacidade demonstrada para exceder as expetativas.  A Evox está muito ativa no desenvolvimento de produtos inovadores. Todos os anos iremos trazer ao mercado dois novos produtos”, assegura Hélio Silva. Este ano a empresa irá trazer um sistema de marcação eletrónica de lavagens e marcação eletrónica de recolha de contentores de resíduos. A Evox orgulha-se de ser uma das primeiras empresas a disponibilizar produtos com tecnologia LoRa integrada, tais como sistemas de gestão de resíduos, deteção inteligente de fugas de água, alarmistica para falhas ou uso indevido nas diferentes indústrias, botão inteligente e outras soluções de monitorização inteligente por meio de sensores.

Resumo:
Responsável: Hélio Silva
Área: IoT, M2M, Software, Hardware, Sustentabilidade, Ambiente
Produto: 360Waste
Mercado: Gestoras de resíduos
Necessidade: Parcerias
Contacto: geral@evox.pt

 

Comentários