Eurostar Group lança sistema de check-in biométrico facial em Londres

O Eurostar Group vai lançar um sistema de check-in biométrico facial rápido na estação londrina de St. Pancras. Agilizar o processo de viagem é o objetivo.
O serviço ferroviário internacional de alta velocidade que liga o Reino Unido a França, através do Canal da Mancha, anunciou recentemente que vai passar a recorrer a um sistema de check-in biométrico facial na estação de St. Pancras em Londres. A tecnologia designa-se SmartCheck e foi desenvolvida pela iProov, especialista global de soluções biométricas.
Com este sistema, os passageiros do Eurostar, concretamente os possuidores de Business Premier e Carte Blanche, podem passar apenas por uma verificação de passaporte. Desta forma, economizam tempo e evitem filas para as necessárias verificações de identidade efetuadas pela equipa da Eurostar à saída do Reino Unido, já que podem registar o seu bilhete, o passaporte e o rosto antes de viajar usando dispositivos móveis. O processo resulta numa experiência mais segura.
Os passageiros interessados em recorrer a este sistema de check-in biométrico facial têm apenas de fazer o download da aplicação SmartCheck iProov.me, disponível na App Store e no Google Play, para o smartphone. Depois, antes de viajar usam a aplicação para digitalizar a documentação de identificação, os bilhetes e fazer o scanner do rosto.
Na estação de St. Pancras, os passageiros passam por um corredor SmartCheck com um ponto de verificação biométrica facial, facilitando assim o processo de pré-embarque. Este sistema substitui os tradicionais processos de check-in ao automatizar a verificação manual de saída do Reino Unido. Continuam no formato tradicional a inspeção da bagagem e a verificação de passaporte no controle de fronteira do lado francês.
A CEO do Grupo Eurostar, Gwendoline Cazenave, frisou que “fornecer uma experiência de estação perfeita para nossos clientes é uma prioridade para a Eurostar. Continuamos a procurar soluções para aumentar a capacidade nas estações e simplificar os fluxos de passageiros. O SmartCheck na estação de St. Pancras International é uma solução para uma experiência de check-in mais rápida e perfeita”. Acrescentou ainda que “tornámo-nos a primeira operadora de transporte ferroviário a adotar a verificação facial biométrica. Esta inovação irá melhorar a viagem de partida do nosso cliente, que é crucial para proporcionar a experiência de viagem única da Eurostar”.