A LTPlabs, a Porto Business School e a NOS estão à procura do melhor projeto tecnológico que será implementado pelo Banco Alimentar Contra a Fome. As inscrições estão abertas até 28 de outubro.

A LTPlabs, Porto Business School e a NOS promovem mais uma edição da EUREKATHON – uma maratona de geração de ideias, que desafia estudantes e profissionais das áreas de Engenharia, Ciências, Business Analytics e Data Science a encontrar soluções inovadoras que respondam a problemas reais e contribuam para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

O ponto de partida desta competição passa por mostrar como a tecnologia pode e deve ser colocada ao serviço de um bem maior, contribuindo para a transformação das pessoas, das organizações e da sociedade como um todo. Ao mesmo tempo, potencia o desenvolvimento de competências críticas que desempenham um papel cada vez mais relevante neste novo paradigma da digitalização, explica a organização em comunicado.

O tema da edição deste ano é o “Combate à Fome” e tem como parceiro social o Banco Alimentar Contra a Fome. O objetivo é estimular os jovens participantes a, após a análise dos dados disponíveis, apresentar soluções que potenciem e otimizem o trabalho já desenvolvido pelo Banco Alimentar Contra a Fome em Portugal.

A competição vai decorrer virtualmente entre os dias 5 e 7 de novembro, através de uma plataforma especialmente adaptada para o evento. No dia 14 de novembro, os finalistas terão oportunidade de apresentar os seus projetos, que serão sujeitos à avaliação de um júri.

Com base no impacto potencial, na inovação e na profundidade analítica, este painel vai premiar três equipas e, deste pódio, escolher o projeto que será implementado pelo Banco Alimentar Contra a Fome, cuja missão é prestar auxílio aos casos de carência alimentar no nosso país, que se agravaram particularmente durante a atual pandemia.

Os participantes terão de responder a um conjunto de desafios relacionados com inteligência artificial, tecnologia preditiva ou otimização de processos, desenvolvendo modelos e soluções tecnológicas. Para tal, ao longo da competição todas as equipas vão contar com o acompanhamento de mentores destacados e terão acesso a uma diversidade de dados de comportamento humano, de fontes privadas e públicas, para criar análises e ferramentas.

Os participantes poderão, ainda, envolver-se em atividades complementares que vão acontecer sempre em ambiente virtual e que incluem talks sobre Data Science, mesas redondas sobre a temática endereçada, quizzs, entre outros momentos de entretenimento online.

As inscrições estão abertas até dia 28 de outubro, através do site da EUREKATHON.

 

Comentários