Europeus fazem pouco exercício físico, revela Eurobarómetro 

A 5.ª edição do Eurobarómetro dedicado ao desporto e à atividade física mostra que, atualmente, cerca 45% dos europeus nunca se exercitam ou participam em atividades físicas.

A Comissão Europeia publicou recentemente o 5.º Eurobarómetro dedicado ao desporto e à atividade física e os dados apurados são reveladores do quanto os europeus estão a descurar a prática de exercício físico. Por um lado, até 45% dos entrevistados relatam que nunca se exercitam ou praticam desporto, contra 38% que afirmam fazê-lo pelo menos uma vez por semana, 6% cinco ou mais vezes por semana e 17% praticam menos de uma vez por semana.

No que respeita à performance dos diferentes países contemplados no Barómetro, os entrevistados na Finlândia (71%), Luxemburgo (63%), Países Baixos (60%), Dinamarca e Suécia (59%) são os mais propensos a exercitarem-se ou a praticar desporto, pelo menos uma vez por semana.

Pelo contrário, mais de metade dos inquiridos em oito países afirmou nunca praticar exercício ou desporto. Os níveis mais elevados são em Portugal (73%), seguido da Grécia (68%) e da Polónia (65%). A percentagem de entrevistados aumentou 6% face a 2009 ao passar de 39% para 45% em 2022.

Esta pesquisa – lançada regularmente pela Comissão para acompanhar as tendências da participação no desporto e na atividade física – revela também que, durante a pandemia de Covid-19, metade dos europeus reduziu os seus níveis de atividade ou até parou.

Esta edição do Eurobarómetro mostra ainda que os inquiridos com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos são os mais recetivos a praticar exercício ou desporto com alguma regularidade (54%). À medida que a idade aumenta essa proporção reduz-se. Na faixa etária dos 25 a 39 anos, passa para os 42%, entre os 40 e os 54 anos é de 3% e acima dos 55 é de 21%. Essa proporção diminui com a idade, passando de 42% na faixa de 25 a 39 anos, para 32% na faixa de 40 a 54 anos e 21% na faixa de 55 anos ou mais.

De acordo com os entrevistados, a principal barreira para ser mais ativo fisicamente é a falta de tempo, seguida da falta de motivação, ou simplesmente o desinteresse.

Perante estas conclusões, e numa semana em que se está a assinalar a Semana Europeia do Desporto (de 23 a 30 de setembro), a Comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, afirmou que “é de vital importância continuar e intensificar os nossos esforços para promover a atividade física, estilos de vida saudáveis ​​e valores universais, desde o género igualdade à inclusão, através do desporto. Trabalhando com os Estados-membros e parceiros da família do desporto europeu, desde atletas a treinadores e clubes de base, e particularmente para os jovens neste Ano Europeu da Juventude, vamos mais uma vez usar a Semana [Semana Europeia do Desporto] para encorajar todos os europeus a praticar atividade física”.

Neste esforço que levar os europeus a adotaram práticas desportivas, a campanha HealthyLifeStyle4All da Comissão continuará a aumentar a consciencialização sobre a importância de um estilo de vida ativo e saudável em todas as gerações e grupos sociais.

Este Eurobarómetro sobre desporto e atividade física baseia-se nas respostas a cerca de 20 perguntas de 26 580 europeus dos 27 Estados-membros. Ilustra tendências em relação aos níveis de participação, obstáculos e preferências para a prática de desporto como base para políticas futuras. Os resultados irão servir de ponto de partida para as ações da Comissão relacionadas com desporto, atividade física benéfica para a saúde e um estilo de vida saudável em geral na Europa.

Comentários

Artigos Relacionados