Helsínquia é um importante hotspot para as empresas de elevado crescimento

A conclusão é do European Scaleup Monitor que foi apresentado no primeiro encontro do European ScaleUp Institute (ESI), realizado na Nova SBE, em Carcavelos.
A Nova SBE, através do Haddad Entrepreneurship Institute (HEI), acolheu no seu Campus de Carcavelos, o primeiro encontro do European ScaleUp Institute (ESI), ocasião aproveitada para a apresentação do European Scaleup Monitor.
Trata-se de um relatório elaborado no âmbito do projeto europeu que pretende incentivar e desenvolver o ecossistema scaleup e high-growing (e do qual a Nova SBE faz parte como membro fundador) e que analisa o panorama dinâmico das empresas de elevado crescimento (High Growth Firms – HGF).
Este trabalho realça as características estratégias das HGF em todo o ecossistema europeu de scaleups, fornecendo informações relevantes para empresários, organizações governamentais, instituições de conhecimento e decisores políticos abordarem a lacuna de expansão.
Da análise efetuada, constata-se que uma em cada dez empresas na Europa consegue crescer, em média, mais de 10% ao ano, durante um período de três anos.
Quando se trata de crescimento elevado (mais de 20% de crescimento anual), este diminui para um em cada 24. Por outro lado, apenas 1,13% de todas as empresas europeias conseguem escalar mais de 20% durante dois anos, num período de três anos.
O European Scaleup Monitor identifica também algumas tendências no que diz respeito ao elevado crescimento na Europa. A saber:
#As HGF mais jovens tendem a atingir taxas médias de crescimento anual mais elevadas. São, em média, 20% mais rápidas do que os seus homólogos mais “maduros”;
#Quanto mais elevada for a taxa de crescimento, maior será a dimensão da empresa. As que tem mais 50 trabalhadores registam mais do dobro da taxa de crescimento das suas homólogas mais pequenas;
#Embora as HGF estejam bem distribuídas por diferentes indústrias, as TIC e as indústrias baseadas em serviços continuam na liderança;
#Apenas 10% dos Hypergrowers (40% de crescimento consistente) são financiados e tendem a receber um surto de financiamento em estágio avançado no terceiro ano do hipercrescimento, implicando que o hipercrescimento seja um catalisador para o financiamento;
#Três dos cinco principais países (em termos de concentração de HGF) são nórdicos: Helsínquia é um importante hotspot para o crescimento elevado e hipercrescimento, juntamente com Dublin e Munique.
Veroniek Collewaert, diretora académica do European Scaleup Institute, afirma que “com demasiada frequência, as empresas de elevado crescimento, tendem a ser apenas equiparadas a empresas tecnológicas jovens, que angariaram milhões de euros em capital de risco. No entanto, as nossas estatísticas mostram que estas empresas têm muito mais cores, formas e tamanhos. É absolutamente fundamental mapear e entender essa diversidade das empresas de alto crescimento, pois elas podem exigir estratégias, processos e apoio substancialmente diferentes para alcançar seu alto crescimento”.