Brasileira Giross prepara entrada no mercado português de delivery

A Giross é uma start-up de tecnologia logística, com foco nas entregas rápidas para empresas. Através de uma app fornece serviços em todo o Brasil e agora está a preparar-se para entrar em Portugal.

Fundada em 2018 pelo jovem Filipe Martins, a brasileira Giross pretende começar a operar em Portugal este ano. A informação foi avançada pela imprensa brasileira que aponta ainda maio como o mês previsível para o início de atividade. “Temos planos de começar por lá atendendo empresas do ramo farmacêutico”, afirmou o fundador da Giross à revista brasileira Exame.

Atualmente, a Giross está presente em 320 cidades no Brasil, tem uma listagem superior 62 mil entregadores e fechou 2023 a faturar 17 milhões de reais (3,16 milhões de euros).

A start-up lançou primeira versão da sua aplicação com investimento próprio de 12 mil reais e neste momento a sua avaliação ronda os 100 milhões (18,5 milhões de euros). A aplicação está disponível 24h, sete dias por semana, e todos os produtos que transporta estão segurados. Este ano, a start-up quer atingir a meta dos 120 mil entregadores registados e faturar 45 milhões de reais (o equivalente 8,3 milhões euros).

A estratégia da Giross consiste em resolver problemas de logística last mile e, como explicou o fundador da start-up à Exame Brasil, “atendemos empresas e pessoas físicas que precisam de fazer entregas, urgentes ou não, e que solicitam os serviços de entregadores capacitados, seguros, e sem antecedentes criminais”.

Natural da região da Baia, Sudoeste do Brasil, Filipe Martins começou a delinear a ideia da start-up em 2016 (ainda enquanto estudante em Engenharia de Produção), na altura apenas para transporte de passageiros, o que mudou em 2019 quando passou a responder às necessidades das empresas em termos de delivery, hoje o core business. da Giross.

A start-up foi a primeira do país a receber um certificado do Programa de Qualificação para Exportação da ApexBrasil, em novembro deste ano, um reconhecimento atribuído a marcas/empresas qualificadas para ingressar no mercado internacional.

Comentários

Artigos Relacionados