Estudo: Canais de TV abertos e motores de busca indispensáveis para os portugueses

O estudo Meaningful Media divulgou os meios e plataformas mais relevantes em 2021 para os consumidores portugueses. Os motores de busca, as redes sociais e os canais de TV abertos continuam a liderar.

A segunda edição do estudo Meaningful Media 2021, elaborado pelo Havas Media Group, apresenta quatro grandes conclusões no que respeita aos meios e os padrões mais relevantes para os consumidores portugueses. A saber: preferem os canais abertos de TV e os motores de busca considerando-os como os mais indispensáveis; a perceção de indispensabilidade está intimamente ligada à capacidade de atualização; encontrar o equilíbrio certo entre informação e entretenimento é essencial para a indispensabilidade; e, por último, vivem perante um dilema digital: é nos canais digitais que os consumidores encaram a publicidade como mais intrusiva.

No que respeita ao consumo diário, em 2021, os motores de busca (83%), as redes sociais (75%) e os canais de televisão abertos (68%) continuam a liderar os hábitos dos portugueses. Apesar disso, e comparativamente aos resultados de 2020, registou-se um decréscimo do consumo diário nas redes sociais, nos canais de televisão por subscrição e no YoutTube.

No item indispensabilidade, os canais abertos foram referidos por 63% dos inquiridos e os motores de busca por 51%. Já as redes sociais, com 27%, saem menos favorecidas nesta segunda vaga do estudo, contrariamente à rádio (38%) e jornais (35%), que ganharam relevância.

Entre os critérios que mais contribuem para a perceção de indispensabilidade, destaca-se a capacidade de atualização, que segundo o estudo é transversal a todas as faixas etárias.

Para se manterem atualizados, 66% dos consumidores portugueses recorreu sobretudo à televisão (canais abertos) e 52% aos motores de busca. Os jornais, preferidos por 39% dos inquiridos, trocam de posição com as redes sociais, assumindo maior importância. No item credibilidade, os canais de Tv abertos, os jornais e a rádio mantêm-se como os mais credíveis.

Na liderança do entretenimento, situam-se as redes sociais (47%) e os canais de Tv abertos (40%). Cresce o reconhecimento do YouTube enquanto canal usado para a descoberta de coisas novas para 50% dos inquiridos, em detrimento das redes sociais (48%).

O Meaningful Media 2021 conclui ainda que os mais novos estão mais predispostos para pagar por conteúdos que considerem relevantes. No entanto, a maioria mostra-se pouco disponível para pagar o acesso a conteúdos considerados relevantes.

Baseado no estudo global Meaningful Brands, um estudo proprietário global que avalia a perceção dos consumidores de todo o mundo sobre a relevância das marcas, o Meaningful Media foi realizado entre 18 e 25 de junho de 2021, e incluiu entrevistas a 500 pessoas residentes em Portugal Continental, com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos.

Comentários

Artigos Relacionados