Estrelas da NBA entram no mundo dos investimentos

Nomes conhecidos da maior liga de basquetebol do mundo como Luka Doncic ou Devin Booker decidiram, além da carreira desportiva, investir em start-ups para planear o seu futuro. Conheça alguns dos seus investimentos.
LeBron James, Kevin Durant e Stephen Curry dominaram a NBA na última década, mas, à medida que se aproximam do fim das suas carreiras (todos com mais de 30 anos), surgem novos talentos que traçam o futuro da maior liga de basquetebol do mundo.
E como os grandes nomes de hoje, as estrelas em ascensão estão focadas não só em vencer, mas também em diversificar os seus interesses e milhões com investimentos em setores como tecnologia, entretenimento e saúde. Com toda uma carreira pela frente, a nova geração preocupa-se agora em construir o seu futuro e isso vai além das quatro linhas do campo.
Conheça os grandes nomes do NBA que estão a investir em start-ups, segundo o El País.
Luka Doncic
Luka Doncic, tem 22 anos, é esloveno e joga atualmente no Dallas Mavericks, mas tem vindo a demonstrar outros interesses fora do campo. O esloveno entrou em campo como investidor em março de 2021, investindo capital na empresa de bebidas desportivas BioSteel. No ano passado renovou o contrato com o Dallas por cinco anos. O valor do novo vínculo é de 207 milhões de dólares (cerca de 176 milhões de euros) e o jovem esloveno tornou-se no primeiro jogador da NBA a ser elegível para um contrato ‘supermax’ logo após o contrato de rookie.
Trae Young
A grande estrela do Atlanta Hawks tinha apenas 11 anos, em 2010, quando a start-up Hyperice chegou ao mercado com os seus gadgets pensados para melhorar o desempenho desportivo e cuidar do corpo. Uma década depois, os seus caminhos cruzaram-se; o jogador, agora com 23 anos, investiu na start-up. No ano passado, Young juntou-se também a outras duas start-ups: Overtime (uma empresa de media que distribui conteúdo desportivo) e a Starstock (que atua no mercado de cartões desportivos para colecionadores).
Jayson Tatum
“Todo o dinheiro que ganho, coloco no banco”, disse o melhor jogador do Boston Celtics. Jayson Tatum, de 23 anos, investiu na empresa de recuperação desportiva Hyperice no ano passado, assim como os colegas da NBA Trae Young e Klay Thompson, a estrela do golfe Rory McIlroy e a campeã de ténis Naomi Osaka, entre outras figuras. Este apoio permitiu à Hyperice ser avaliada em 700 milhões de dólares (612 milhões de euros).
Devin Booker
Vice-campeão da NBA na última temporada e vencedor da medalha de ouro pela seleção norte-americana nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o base Devin Booker está a apostar nos mundo dos negócios. A sua participação em empresas aumentou, após renovar o contrato com o Phoenix Suns em 2018.
O jogador investiu no Hotel Global Ambassador, em Phoenix, como também na Overtime, na Buzzer (vídeos deportivos), na GoPuff (empresa de entrega de mercadorias e produtos alimentares), na WatchBox (mercado de relógios de luxo) e na COCO5 (bebida desportiva). “Estou preocupado com a vida após o basquetebol e com a construção de negócios que estarão aqui quando a bola parar de driblar”, disse à Forbes.
Zion WIlliamson
O jovem do New Orleans Pelicans (21 anos, 1,98 de altura e 144 quilos de peso) e número 1 do Draft 2019, lida com lesões desde o início da sua carreira na NBA. No entanto, nada o desanima. Estreou-se como investidor em setembro do ano passado na Whatnot, uma plataforma de livestreaming para colecionadores que estão interessados em comprar e vender produtos como cartas Pokémon raras e Funko Pops.
A start-up, avaliada em 1,5 mil milhões de dólares (1,31 mil milhões de euros) levantou, em setembro do ano passado, 150 milhões de dólares (131 milhões de euros) de empresas como a Andreessen Horowitz, o Fundo de Continuidade da Y Combinator e a Google. Além de Zion Williamsom, outras estrelas da liga, como Klay Thompson e Andre Iguodala, também se juntaram como investidores da empresa.