Estratégias para manter um líder motivado e inspirado

Manter equipas motivadas e inspiradas é também uma das muitas tarefas de um líder. Mas quem inspira o líder?

Quer seja um empreendedor, um CEO ou um gestor, responsável pela liderança de pessoas, saber inspirar quem o rodeia é uma “arte” fundamental para ter equipas motivadas e conectadas com a cultura da empresa. Regra geral, a tarefa é espinhosa, mas exequível se o líder tiver as skills (soft e hard) certas. Mas nesta relação entre lideranças e liderados há uma questão que se coloca recorrentemente: e quem motiva o líder? Quem o inspira?

A realidade é que manter uma empresa a funcionar com sucesso é uma tarefa que pode envolver muita pressão e muito stress. Daí que o líder também tenha de encontrar um ponto de equilíbrio para não se “esgotar”, em suma, para manter a motivação e, por sua vez, passá-la aos outros. Eis algumas dicas para se manter inspirado.

Manter objetivos
Ter metas e objetivos claros são um bom ponto de partida para se manter motivado. Mas tenha o cuidado de levar essa motivação para dois patamares: os seus objetivos pessoais e os profissionais. Por exemplo, o objetivo de criar um local de trabalho divertido e envolvente ou de encontrar um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Algumas metas devem estar relacionadas com produtividade e outras com realização e felicidade.

Defina as etapas que precisa de seguir para atingir essas metas de forma consistente. Por exemplo, se decidir ter um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal, crie um lembrete para sair todas as tardes às 18 horas. Se o seu objetivo for manter os relatórios organizados, adicione um lembrete para os arquivar semanalmente num determinado horário.

Ter metas para atingir e criar lembretes claros de como pretende alcançá-los todos os dias irá motivá-lo a fazer seu trabalho.

Estruture um plano de incentivos
Dar incentivos aos funcionários é uma boa maneira de os motivar. Quando a empresa atingir uma determinada meta, dê folga a todos na tarde de sexta-feira, por exemplo. Mas o líder também deve ter algum tipo de recompensa por um bom trabalho, por isso não se esqueça de também tirar folga ou de criar recompensas personalizadas.

Quando uma negociação, uma reunião ou uma contratação correr bem, tenha uma estrutura de incentivos para si, mesmo que seja apenas uma pausa no meio do dia. Após a realização de uma tarefa difícil esta é mais uma forma de o manter motivado.

Aproxime-se dos colaboradores
Participe em festas e eventos feitos no escritóri ou pelos membros da equipa. Às vezes, ser chefe pode causar algum isolamento, mas lembre-se que faz parte de uma equipa e, por isso, tente passar tempo entre os funcionários, quer durante atividades de formação quer em momentos mais descontraídos. É uma forma de promover a camaradagem. Além disso, os membros da sua equipa podem dar-lhe as suas visões sobre as operações da empresa e juntos podem debater e resolver problemas enquanto celebram os sucessos.

Esteja sempre a aprender
Se os deveres e obrigações profissionais são sempre os mesmos, o líder pode sentir que já não precisa de aprender nada novo. Mas pelo contrário. Tem de quebrar a monotonia e a rotina e manter-se estimulado. Procurar aprender sempre coisas novas, pesquisar cursos, seminários ou conferências na sua área profissional. A visão de especialistas e colegas pode ajudá-lo a ver sua profissão com novos olhos e a mantê-lo alerta.

Comentários

Artigos Relacionados