Esta app pode torná-lo num astronauta – só precisa de resolver desafios
Ao instalar a Space Nation Navigator pode estar um passo mais próximo de cumprir um sonho de criança: tornar-se um astronauta.
Quantos de nós, em crianças, não sonharam tornar-se astronautas? A ideia romântica de poder explorar o espaço e ver o nosso planeta à distância pode estar mais perto do que nunca. Inseridas na crescente economia do espaço, empresas como a Space X, de Elon Musk, a Blue Origin, de Jeff Bezos, ou a Virgin Galactic, de Richard Branson, estimam começar a levar turistas ao espaço já no próximo ano.
No entanto, as probabilidades de conseguir um dos primeiros bilhetes disponibilizados por estas empresas são praticamente nulas, visto que, em princípio, estarão reservados para bolsos com grande poder financeiro.
Mas, para o caso de não ser extremamente rico, a aplicação mobile Space Nation Navigator pode ajudá-lo a cumprir o sonho de criança e “torná-lo” num astronauta. Tudo o que precisa de fazer é jogar alguns minijogos inseridos na app, disponível em Android e em iOS.
O plano da Space Nation é selecionar as pessoas que se mostrarem mais aptas nos desafios que vão sendo colocados na aplicação, desafios esses que envolvem quizzes, testes físicos e de resolução de problemas. A primeira triagem será feita em outubro e durará até ao início de 2019.
Caso seja bem-sucedido na fase de seleção, a Space Nation vai, num período de cerca de três meses, entrar em contacto com os melhores jogadores para fazerem testes físicos e psicológicos. Os 100 melhores candidatos serão colocados à prova num programa de treino criado para astronautas (feito em parceria com a NASA) que decorrerá durante alguns meses.
O melhor candidato será escolhido para fazer um voo suborbital antes do final de 2019.
A longo prazo, a Space Nation pretende repetir o exercício e colocar mais pessoas em voos suborbitais. Futuramente, o objetivo passa também por dotar os utilizadores de competências mais especializadas em certas disciplinas académicas, de forma a criar astronautas destinados a estações espaciais privadas.
Contudo, para que a empresa consiga implementar este projeto terá de reunir quantidades “astronómicas” de dinheiro. Ainda não se sabe como esses fundos serão recolhidos, mas, provavelmente, parte do dinheiro virá das microtransações realizadas na própria app, já que os utilizadores têm de pagar se quiserem desbloquear mais desafios, por exemplo.
Apesar de ainda não estar a decorrer nenhum processo de seleção, a aplicação já oferece desafios diários e semanais.