Negócios do mês: NH Hoteles compra cinco hotéis em Portugal. EDP Renováveis aposta na Escócia.
Os setores da hotelaria e da energia terminam o ano com duas compras de peso. O grupo NH Hoteles comprou cinco hotéis e a EDP Renováveis adquiriu um projeto de armazenamento de baterias na Escócia.
Com dezembro quase a terminar, o grupo hoteleiro espanhol NH Hoteles anunciou a compra das cinco unidades hoteleiras portuguesas que eram propriedade do grupo tailandês Minor International Public Company Ltd (o maior acionista do NH Hoteles). Em causa estão os hotéis Vilamoura Algarve Resort (marca Anantara); Lagos Algarve Resort (marca Tivoli); Marina Portimão (marca Tivoli); Sintra (marca NH); e The Residences at Victoria (marca Tivoli), num total de 923 quartos.
Prevista desde a assinatura do acordo de compra, firmada no início de 2019, esta operação comunicada à Comissão Nacional do Mercado de Valores, de Espanha, envolve um valor de 133,2 milhões de euros. Ainda de acordo com o comunicado enviado ao regulador espanhol, com a integração das referidas unidades, o grupo NH consolida um portefólio de hotéis que representa um aporte incremental esperado de aproximadamente 11 milhões de euros de EBITDA em 2024.
EDP Renováveis adquire projeto de armazenamento de energia
A EDP Renováveis (EDPR) acaba fechar com o promotor escocês de energia limpa Intelligent Land Investments (ILI), a aquisição de um projeto de armazenamento de baterias, designado de Balnacraig, com 50 MW de capacidade de armazenamento de energia elétrica. De acordo com o comunicado da EDPR, “este ativo desempenhará um papel importante na gestão da rede elétrica da Escócia, proporcionando flexibilidade à mesma e apoiando a estratégia de aceleração de energias renováveis do país”. Revela ainda que a construção do sistema de armazenamento terá início nos próximos meses, com o objetivo de estar operacional no início de 2025.
“A EDPR está a reforçar os seus investimentos em soluções que possam contribuir para o aumento da utilização de eletricidade gerada a partir de fontes renováveis e, ao mesmo tempo, possam maximizar a eficiência energética. Ao adicionar este novo ativo ao nosso portefólio no Reino Unido, um mercado líder em sistemas de armazenamento, estamos a abrir caminho para mais investimentos nesta tecnologia que será crucial para uma transição energética sustentável”, declarou Carmen Caminero, diretora-geral da EDP Renováveis no Reino Unido.
No plano de negócios atualizado para 2023-2026, destaca o comunicado, a EDPR pretende atingir uma capacidade de armazenamento de mais de 500 MW, com sistemas de armazenamento instalados em projetos renováveis em operação e em sistemas autónomos, como projeto é o caso de Balnacraig. Para além dos projetos no Reino Unido, que totalizam 100 MW, a EDPR tem também quase 200 MW de capacidade de armazenamento em desenvolvimento na América do Norte e mais de 4 MW em construção na região Ásia-Pacífico.