Está a trabalhar em casa? Quer ser produtivo? Siga estas sugestões.
Por estes dias, grande parte dos trabalhadores está a fazer teletrabalho, que é como quem diz, a trabalhar em casa cumprindo a regras do estado de emergência decretado pelo presidente da república como medida de combate ao coronavírus.
Perante este cenário, e para que os dias sejam produtivos, nunca é demais relembrar algumas dicas para tirar o máximo proveito da experiência.
De início, talvez seja fácil sentir-se motivado e até, quem sabe, ter uma sensação de autonomia e liberdade. Mas se até agora nunca tinha feito teletrabalho, pode ser difícil traçar uma linha entre casa e trabalho.
Será que deve aproveitar para lavar a loiça e pôr a roupa a lavar já que estão ali mesmo à mão? Não está sozinho em casa. Será que vai distrair-se? Ao final do dia, dá o trabalho por terminado e desliga ou continua noite fora?
Embora o home office possa ser uma novidade para muitos, para quem habitualmente já trabalha em casa, como por exemplo freelancers, consultores, profissionais com horários flexíveis, este cenário pode ser desestabilizador para quem só agora se confrontou com esta nova realidade profissional.
Mas nada está perdido. Com a ajuda do EU-Startups.com, apresentamos algumas sugestões para quem é principiante nestas andanças e para que a experiência resulte em dias de trabalho produtivos.
1. Comece cedo
Sem a deslocação matinal para a empresa, que tal começar a trabalhar mais cedo? Embora a ideia de se sentar a trabalhar assim que salta da cama possa parecer um pouco violenta, iniciar um projeto logo pela manhã pode ter resultados positivos. Como ainda não despendeu energia em mais nada (como procurar um percurso alternativo ao trânsito intenso ou saber onde estão as chaves), começa a trabalhar com a cabeça fresca e pode até ser mais criativo. Pegue na chávena de café e deixe as ideias fluírem. Começar mais cedo também significa que talvez consiga reduzir o seu dia de trabalho, e ainda ter tempo para fazer outras atividades.
2. Crie um espaço de trabalho zen
Embora a ideia de trabalhar no sofá pareça divertida, rapidamente vai perceber que as suas costas e pescoço não gostaram da mudança. Arranje uma secretária ou uma mesa e uma cadeira. Se apenas tiver cadeiras de cozinha, arranje uma almofada para garantir que as suas costas estão apoiadas. Se puder, tenha a secretária ou mesa perto de uma janela, para ter muita luz natural. Ter um suporte para o laptop vai ajudar a sua postura a longo prazo. Não tem tomadas elétricas por perto? Use uma extensão.
3. Divida o espaço
Agora que já definiu a sua área de trabalho, tente pensar nela como o seu “espaço de trabalho”. Mantenha o sofá como “área de descanso”, onde pode mudar de cenário e obter ideias novas.
4. Ao som da música
Em casa, a liberdade é sua para decidir o que quer ouvir. Estudos mostram que a música com voz humana, ou instrumentos com tons similares a vozes, podem distrair-nos do que estamos a ler ou da resolução de problemas. Portanto guarde este tipo de música para as pausas ou para a hora de almoço. Quando está a trabalhar, o mais aconselhado é música instrumental, com um ritmo rápido ou lento, dependendo da tarefa, ou sons naturais como água corrente, o som de pássaros ou da chuva. Pode fazer o download de aplicações como a Calm e descobrir quais os sons que o ajudam a obter o máximo rendimento.
5. Coloque o alarme para intervalos regulares
Trabalhar sozinho pode fazer o dia passar mais rápido. Embrenhamo-nos numa tarefa, perdemos a noção do tempo, e de repente são 16 horas. Ponha um alarme no telefone para fazer pequenas pausas, até para garantir que se levanta um pouco para esticar as pernas ou até para fazer um chá. Desligue a “música de trabalho”, para que os seus sentidos tenham um novo ambiente. Vá para as áreas de descanso, como o sofá, ou até à janela para respirar um pouco de ar puro.
6. Explique o seu plano de trabalho à família
Com filhos, parceiros ou colegas de casa no mesmo espaço, por mais que planeie o seu dia e crie o seu espaço o risco de alguém o distrair é grande. Por isso, nada melhor que informá-los logo de início sobre o que pretende fazer. Por exemplo, diga-lhes que vai estar ocupado na próxima hora, mas que na pausa a seguir está disponível. Se tem filhos, e dependendo da idade, destes, pode definir uma tarefa para executarem durante o tempo que está a trabalhar para que haja menos hipóteses de o distraírem.
7. Vista-se como se fosse para o escritório
Embora trabalhar de pijama na cama possa parecer apelativo, essa indumentária “casual” pode afetar o seu estado de espírito enquanto profissional. Vestir-se de manhã, mesmo que seja com roupa mais descontraída, fá-lo-á sentir-se mais composto e disposto a dar seguimento ao que tem de fazer.
8. Videochamada em equipa
Como não sabe quando pode ser agendada uma chamada vídeo com a equipa, nada melhor que poupar-se ao stress e estar preparado. Ou seja, assegure-se que o fundo que surge por detrás de si no ecrã é adequado, que está vestido de forma apresentável e que tem os fones a jeito para não incomodar ninguém. E tenha uma caneta e um bloco de papel à mão, caso seja preciso tomar notas.
9. Instale uma plataforma de trabalho colaborativa
Caso a sua empresa não tenha nenhuma plataforma pré-estabelecida que mostre se as tarefas foram concluídas ou se estas precisam de atenção, veja com a sua organização qual a melhor solução. Tenha em consideração que a configuração deste tipo de plataformas pode ser demorada.
10. Programe tempo exercício ou um hobby
Embora esta parte não se enquadre propriamente no horário de trabalho, com o tempo que poupa no trajeto casa-empresa e vice-versa, pode acabar por ter uma ou duas horas extra. Permita-se usar esta janela de tempo para fazer algo que normalmente não cabe no seu diae assim alivia o stress. Sejam 20 minutos de yoga, de treino, desenho ou leitura, pode tentar estabelecer duas sessões durante o dia, por exemplo.
Se concluir que até gosta de trabalhar em casa, pode ser uma boa altura para sugerir a ideia à sua equipa, nem que seja apenas um dia por semana. Nas empresas tradicionais pode ser mais complicado implementar esta forma de trabalho, apesar da poupança de dinheiro e de tempo associada. No entanto, mal ou bem, a nova conjuntura mundial pode abrir uma oportunidade para que se debata o tema.