Está à procura de emprego? Saiba quais os setores que estão a contratar.

Apesar de muitos países estarem a enfrentar recessões, há determinados setores da economia cuja contratação tem vindo a aumentar, afirma o CEO da Hays, que dá alguns exemplos.
O CEO da Hays referiu recentemente que, devido ao cenário atual, muitas pessoas podem ter pensado que as perspectivas eram limitadas em 2023. No entanto, Alistair Cox refere que existem muitas oportunidades de trabalho interessantes: “Se está à procura de um novo desafio em 2023, agora é a altura de aproveitar”.
Alistair partilhou as principais indústrias que estão atualmente a contratar, incluindo as funções que serão mais procuradas este ano.
1. Tecnologia
A pandemia acelerou a transformação digital e, embora fosse uma prioridade para muitas empresas antes da pandemia, tornou-se numa necessidade quase de um dia para o outro. Este facto criou uma procura contínua de competências tecnológicas a todos os níveis.
Segundo Alistair, “independentemente da organização, todos nós precisamos de conhecimentos e soluções para melhorar as nossas empresas. Os data analysts são imprescindíveis para dar essas respostas e, por isso, são muito procurados. Outras organizações estão a implementar novos sistemas para impulsionar as vendas ou tornarem-se mais eficientes. Por conseguinte, são necessários DevOps, bem como pessoas acreditadas em grandes sistemas de software, como Salesforce, Workday, Dynamics ou SAP, por exemplo”.
Para além destas competências tecnológicas, como as pessoas continuam a depender de sistemas em tantos aspetos das suas vidas e empresas, há uma necessidade cada vez maior de nos protegermos, o que levou a um aumento da procura de especialistas em cibersegurança.
2. Contabilidade e finanças
Muitas organizações preveem um aumento dos salários e fortes planos de recrutamento em 2023, o que significa que os diretores financeiros e os analistas financeiros que podem fornecer essas informações estão entre as funções mais procuradas. As difíceis condições económicas significaram que a otimização dos custos, o planeamento financeiro e a segurança da empresa se tornaram uma prioridade para as organizações, o que levou a um aumento da popularidade dos controladores financeiros.
“Todas as empresas precisam de uma equipa financeira forte. Para além de garantirem o equilíbrio das contas, os profissionais das finanças têm de contribuir com conhecimentos, identificar tendências e saber onde se encontram as ineficiências ou as oportunidades de crescimento. Uma equipa financeira forte é mais influente do que nunca e, se o mundo se tornar mais difícil, as organizações precisarão dessas competências para navegar em águas turbulentas”, explica o CEO da Hays.
3. Construção e imobiliário
A Hays US e a Hays Canada lançaram recentemente os seus Guias Salariais anuais, onde descobriram que os estimators, gestores de projetos, superintendentes e programadores seriam procurados em 2023.
Para Alistair, “a construção continua a ser uma indústria com procura, e o número de empregos em aberto neste sector é vasto e abrangente. Desde eletricistas a chefes de projeto e gestores de obra, há muitos percursos profissionais a seguir e, na maioria deles, estão disponíveis funções de topo e cargos de gestão”.
4. Engenharia
Para atingir os objetivos climáticos acordados pelos governos a nível mundial, são necessários mais engenheiros na economia verde. Os engenheiros são fundamentais na conceção de tudo o que é necessário para um planeta mais sustentável, o que está a conduzir a funções cada vez mais bem pagas.
Os salários também provaram ser uma indicação do atual nível de procura de outras funções no setor da engenharia, com engenheiros de conceção de sistemas, fabricantes/soldadores e engenheiros de aerodinâmica a registarem aumentos salariais.
“As funções na área da engenharia são algumas das mais procuradas em 2023. Tudo aquilo em que tocamos, a casa onde vivemos, o escritório onde trabalhamos, os transportes que utilizamos e a energia que consumimos, foi concebido, desenvolvido e construído por um engenheiro”, explica Alistais.
5. Sustentabilidade
As questões ambientais, sociais e de governação são uma prioridade cada vez mais importante para as organizações em todo o mundo. Os investidores e os clientes estão mais conscientes do que nunca da sua importância e uma sondagem que a Hays realizou no LinkedIn em 2022 revelou que os colaboradores são igualmente apaixonados.
“Dada a sua importância, a procura de talentos já está a ultrapassar largamente a oferta, com funções como a de gestor de sustentabilidade a ganharem popularidade”, frisa o CEO da Hays.
Os profissionais que procuram um emprego “verde” não devem preocupar-se com a sua falta de experiência, uma vez que as competências transferíveis são vitais e podem ajudar a conseguir o papel que procuram. Alistair esclareceu quais as competências que podem ser úteis: “Competências como a resolução de problemas, o pensamento analítico e uma mentalidade criativa são muito úteis”.
6. Life Sciences
Existem funções em toda a indústria das ciências da vida a nível mundial que são muito procuradas, incluindo cientistas de investigação e associados de investigação clínica nos sectores público e privado. Alistair acredita que haverá mais oportunidades nos próximos anos, tornando o sector um bom local para as pessoas construírem as suas carreiras.
“Estamos todos a viver mais tempo e queremos ter um estilo de vida mais saudável. Isto significa que a procura de novos produtos e serviços do vasto mundo das ciências da vida, da indústria farmacêutica, da tecnologia médica e dos cuidados de saúde só vai aumentar”, revela Alistair.
O salário médio aumentou em muitos destes sectores, uma vez que a escassez de competências continua a criar procura de profissionais muito procurados.