Está a planear uma viagem? Fique atento às atrações turísticas mais dececionantes do mundo.

Apelidadas de atrações turísticas, muitas vezes acabam por ser uma desilusão para quem as visita. E as cinco mais dececionantes do mundo estão na Europa, de acordo com um ranking feito por viajantes.

Conhecer os locais ou museus mais elogiados e emblemáticos do mundo é um desejo para muitos. Mas e quando vê as suas expetativas goradas ao concretizar esse desejo. Na realidade, esta é uma situação que pode muito bem tornar-se real porque não raras vezes aquilo que muitos consideram atrações turísticas impressionantes, acabam por revelar-se uma deceção.

Agora, um ranking elaborado pelos próprios viajantes identificou algumas atrações turísticas que a nível mundial se enquadram no perfil de desilusão. A iniciativa partiu da Radical Storage, uma empresa de armazenamento de bagagem, que analisou 95.352 comentários de visitantes sobre cerca dos 200 locais de referência mais visitados no mundo.

E uma das grandes constatações foi que cinco das atrações turísticas mais elogiadas do mundo, mas que têm deixado os viajantes desiludidos, estão situadas na Europa. Menos impressionantes do que estavam à espera ou porque estavam sempre demasiado cheias, foram duas das razões apontadas pelos viajantes.

Em média, o estudo descobriu que cerca de uma em cada dez (10,9%) avaliações de uma atração turística são negativas. E considerando a classificação média de atrações turísticas em países individuais, análise também listou os países com mais probabilidade de deixarem os turistas dececionados.

Assim, e incluindo os países com mais de cinco atrações turísticas no estudo, as atrações do Reino Unido foram as que somaram maior percentagem de avaliações negativas (12,3%), seguidas por Portugal (12%) e pelo Canadá (11,5%).

Já no que respeita a cidades, e considerando as que têm três ou mais atrações turísticas no estudo, os dados revelam que, ao tirar uma média de todas as atrações locais, a oferta de Istambul é a mais provável de dececionar, com uma taxa de menção negativa de 16%. A atração mais dececionante desta cidade é o Palácio Topkapi.

Com uma pontuação de 15,9%, segue-se Banquecoque, com o Grande Palácio (12,6%) a 7.ª pior atração do estudo. Budapeste surge em terceiro lugar (13,9%), com os Banhos e Piscina de Széchenyi (a atração mais dececionante). Refira-se que no item cidades, e numa listagem de 20, Lisboa, com 13,4%, surge na 5.ª posição da lista da Radical Storage.

Comentários

Artigos Relacionados