Espanhola Azora vai construir 6 data centers na Península Ibérica. Lisboa é uma das localizações.

A colaboração da Azora com a Core Capital vai permitir o investimento de mais de 500 milhões de euros na construção de uma rede de seis data centers “Edge” em Espanha e Portugal.
A Azora, em colaboração com a Core Capital, lançou a plataforma Quetta Data Centers que investirá mais de 500 milhões de euros na construção e gestão de seis data centers “Edge” na Península Ibérica. Focada na eficiência energética, a Quetta utilizará energia 100% renovável para criar a primeira rede ecoeficiente de data centers com classificação PUE (Power Usage Effectiveness) inferior a 1,15. A capacidade de dados do seu portefólio excederá 60 MW.
Esta plataforma, que será gerida pela Azora e assessorada pela Core Capital, tem como clientes-alvo empresas com alto tráfego de dados, fornecedores de conteúdos, IoT ou jogos, que requerem baixa latência, ou seja, tempos de atraso muito baixos na transmissão de pacotes de informação.
Os data centers Edge representam uma nova categoria de data centers que se caracterizam por oferecer soluções tecnológicas para empresas que exigem baixa latência no processamento e transmissão de dados. Estarão localizados perto de grandes centros urbanos, próximos dos consumidores finais, a fim de reduzir o tráfego de dados com grandes data centers de hiperescala, que geralmente estão localizados a uma distância considerável dos usuários finais, explica a Azora em comunicado.
Assim, os seis ativos estão predominantemente localizados em Madrid, Barcelona e Lisboa, permitindo à Azora aproveitar a oportunidade de mercado local, impulsionada pela geolocalização da península, pelo acesso a fontes de energia renováveis e pela proximidade a infraestruturas de comunicação mais amplas, incluindo cabos submarinos intercontinentais. A Quetta utilizará uma equipa com mais de 20 anos de experiência no setor, “juntamente com tecnologias em evolução que podem ajudar a enfrentar os novos desafios ambientais no setor de data centres”.
Este investimento, refira-se, marca a primeira entrada da Azora no mercado ibérico de data centers com base na convicção de que esta classe de ativos experimentará um forte crescimento da procura nos próximos anos, destaca o referido comunicado.
“Este investimento marca a nossa primeira entrada no mercado ibérico de data centers, uma classe de ativos na qual temos uma forte convicção e utilizamos a nossa profunda experiência tanto no mercado imobiliário local como no desenvolvimento e propriedade de ativos operacionalmente intensivos”, afirma Santiago Olivares, sócio responsável pelos investimentos em energia, infraestruturas e sustentabilidade da Azora.